Tapioca ou pão? Entenda qual é a opção mais saudável

Desvende os mitos e verdades sobre esses alimentos e faça a melhor escolha para o seu corpo.

Thyago Soares | 9 de Dezembro de 2024 às 18:24

Alimentos feitos com trigo podem ser prejudiciais para quem sofre com doença celíaca. - Maria Fernanda Perez / Pexels

A tapioca e o pão estão entre os alimentos mais comuns no café da manhã brasileiro. Seja no desjejum ou na hora de fazer aquele lanche prático, esses alimentos estão sempre lá.

As pessoas frequentemente acabam substituindo o pão pela tapioca na esperança de estarem fazendo uma escolha mais assertiva e saudável. Contudo, também há aqueles que afirmam que a tapioca e o pão não são tão distintos assim.

Se você busca manter uma rotina alimentar mais saudável e fazer escolhas menos prejudiciais para ter uma saúde melhor, saber qual dos dois alimentos você deve incluir na sua rotina alimentar pode ser essencial.

O que é mais saudável, tapioca ou pão?

Essa pergunta leva a muitos fatores em questão. A tapioca acaba sendo mais saudável para aquelas pessoas que possuem intolerância ao glúten, uma vez que ela é livre da substância. Contudo, o alimento possui um índice glicêmico considerado alto, o que pode elevar os níveis de açúcar no organismo.

Já o pão acaba sendo um alimento mais completo e quando consumido em suas versões integrais, possui fibras, o que pode contribuir para o funcionamento do intestino. O pão branco comum também tem um índice glicêmico elevado, tal qual a tapioca.

Em entrevista à CNN, a nutróloga Cibele Spinelli explicou: “Não há um alimento necessariamente ‘melhor’ entre pão e tapioca, pois tudo depende do contexto da alimentação, das necessidades individuais e dos objetivos de saúde de cada pessoa”.

Portanto, não há exatamente uma escolha melhor entre os dois alimentos. Se você preferir ingerir pão no seu cotidiano, opte por pães integrais que vão contribuir para o seu processo digestivo e para o funcionamento intestinal. 

Agora se você for do time da tapioca, a chave é confiar em rechear a sua tapioca com alimentos ricos em fibras e outros nutrientes, complementando o alimento e balanceando o impacto que o alto índice glicêmico dele pode trazer.

tapioca pão opção mais saudável