Suzana Alves, atriz de Tiazinha, revela transtorno: "Nunca imaginei que pudesse ter"

Suzana Alves ficou bastante popular na década de 1990 ao interpretar a personagem Tiazinha.

Cadu Guarieiro | 6 de Julho de 2023 às 13:44

Suzana Alves ficou bastante popular na década de 1990 pela personagem "Tiazinha". - Imagem: reprodrução/Instagram @suzanaalvesoficial

Popular na década de 1990, pelo seu papel como "Tiazinha", Suzana Alves revelou em uma entrevista divulgada na última quarta-feira (5) que sofre de um transtorno bastante sério.

A atriz, hoje com 44 anos, disse só ter identificado o quadro de TDAH após entrar na faculdade de Psicologia, e que por conta dos sintomas quase desenvolveu uma depressão crônica.

De acordo com números da ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção) publicados no portal do Ministério da Saúde, o número de casos de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), variam entre 5% e 8% a nível mundial.

No entanto, segundo a instituição, 70% das crianças com o transtorno apresentam outra comorbidade e pelo menos 10% apresentam três ou mais.

Em depoimento à revista Quem, Suzana afirmou que o diagnóstico tem sido a explicação para muitos comportamentos que antes ela não entendia o porquê. "O TDAH é genético e nunca imaginei que pudesse ter. A descoberta ressignificou tudo na minha vida! Está justificando muitas decisões, meu comportamento atípico em alguns momentos, a impulsividade."

O que é o TDAH?

O Ministério da Saúde caracteriza o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade em três principais sintomas, sendo eles: desatenção, hiperatividade e impusilvidade.

Luiz Augusto Rode, professor titular de psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), afirma que o TDAH tem um forte componente genético, então não é incomum que o pai leve o filho para a consulta e comece a se identificar com os questionamentos levantados pelo médico. De acordo com o especialista, em torno de 30% das crianças diagnosticadas vão ter um ou ambos os pais com o transtorno.

 

Não existem exames para a identficiação de transtornos mentais, logo, o diagnóstico para TDAH é realizado de maneira clínica, podendo contar com o suporte de escalas e testes específicos.

Segundo o especialista, os responsáveis devem observar os sinais de alerta e procurar ajuda profissional quando eles se tornam recorrentes e/ou trazem algum tipo de prejuízo para atividades diárias.

"Todo mundo, em alguma situação de maior estresse ou similar, vai ter algum nível de desatenção e apresentar agitação. O que deve chamar a atenção dos pais e responsáveis é quando essa desatenção, hiperatividade ou impulsividade são intensas. É a característica predominante do indivíduo e que causa prejuízos", explicou o especialista.


Siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

tdah suzana alves Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade tiazinha transtorno

Leia também

Síndrome de Stevens-Johnson: entenda a doença rara que internou esposa de Frank Aguiar

Descubra quem será o primeiro cientista brasileiro a viajar para o espaço

Crise de hipertensão arterial: entenda a doença que internou Compadre Washington

Claudia Ohana revela luta contra distúrbio: 'É muito ruim isso'

Estudo identifica mais de 70 genes ligados ao autismo

TDA e TDAH: saiba mais sobre esses transtornos de déficit de atenção