Suspeita de Mpox? Saiba o que Fazer

Veja as orientações do Ministério da Saúde em caso de sintomas da contaminação por Mpox.

Carol Peres | 11 de Setembro de 2024 às 12:46

As lesões na pele são um dos principais sintomas do Mpox. - Liudmila Chernetska/iStock

As autoridades de saúde, tanto do Brasil quanto do mundo, estão comprometidas a resolver a situação do Mpox e evitar uma situação grave como foi com a pandemia de covid-19. Portanto, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) oferecem algumas orientações para o caso de suspeita de contaminação da doença.

Então, para que você ou alguém da família receba o tratamento rápido e também evitar mais infecções, saiba quais medidas adotar se apresentar os sintomas do Mpox.


Você também pode gostar:


Quais cuidados tomar se suspeitar de Mpox

Desde agosto de 2024, o Ministério da Saúde implementou um Centro de Operações de Emergência (COE) para coordenar ações em resposta ao Mpox, e dá algumas orientações do caminho a seguir para quem suspeitar da contaminação pelo vírus. 

1. Realize o teste em uma unidade de saúde

Se você perceber os sintomas do Mpox, o Ministério da Saúde indica que o primeiro passo a tomar é ir em uma unidade de saúde para ser avaliado através de um exame laboratorial. O diagnóstico é feito através de teste molecular ou sequenciamento genético de uma amostra coletada, preferencialmente das lesões presentes na pele. Conheça mais os sintomas do vírus.

2. Mantenha-se isolado das outras pessoas

Outra orientação muito importante é cumprir isolamente imediato assim que os sintomas se manifestarem para evitar que mais pessoas sejam contaminadas. Então, não tenha contato com outras pessoas e não compartilhe objetos de uso pessoal, como toalhas, roupas, lençóis, escovas de dente e talheres, até o fim do período de transmissão.

3. Faça a higienização correta das mãos e de itens pessoais

Lave regularmente as mãos com água e sabão ou faça a higienização com álcool em gel. Além disso, limpe e desinfete todas as superfícies e objetos contaminados com água morna e detergente. 

Assim, se o diagnóstico for confirmado o tratamento será feito com medidas de suporte clínico com o objetivo de aliviar sintomas, uma vez que ainda não existe medicamento específico para o Mpox. E não deixe de conferir também como o Efeito Contágio influencia o suicídio e como prevenir.

Vírus Doença saúde mpox cuidados ministério da saúde

Leia também

Baixa umidade: dermatologista alerta para cuidados redobrados com a pele das crianças

Chuva Preta? Entenda o fenômeno que atingiu Cidades do Sul e suas causas

Amputação do reto: entenda cirurgia que Preta Gil teve que enfrentar

Dia da Prevenção ao Suicídio: a mídia é causa e solução? Entenda e veja os sinais

Ministra afirma que queimadas possuem impacto forte no sistema de saúde

Dia da Prevenção ao Suicídio: entenda a relação paradoxal dos jovens com as mídias e o suicídio