Agentes de saúde ainda não identificaram o vírus responsável pelas mortes e seguem alertas para identificar a causa do problema.
Carol Peres | 4 de Dezembro de 2024 às 16:38
Enquanto as autoridades de saúde reforçam as medidas de controle para o surto de Mpox na República Democrática do Congo, um novo vírus desconhecido provocou a morte de 143 pessoas. A causa das mortes ainda não foi identificada, e uma equipe médica já foi enviada para investigar e determinar a doença.
Você também pode se interessar:
De acordo com o site Zero Hora, situação ocorreu na região sudoeste do Congo, na zona de Panzi, na província de Kwango, entre os dias 10 e 25 de novembro. O número de infectados continua a aumentar.
Ainda conforme o G1, as autoridades consultadas pela Reuters afirmaram que as mulheres e as crianças foram as mais afetadas pela doença desconhecida. Além disso, as pessoas estão morrendo em suas casas devido à falta de tratamento.
Os sintomas do vírus foram semelhantes ao da gripe, com febre alta, fortes dores de cabeça, anemia e tosse. Agora, os especialistas enviados devem coletar amostras e analisá-las para descobrir a origem do problema.
Vale lembrar que a República Democrática do Congo é onde surgiu a nova variante do Mpox, em 2023, e também o país mais afetado por esta cepa que é mais letal e transmissiva. Em agosto a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado de emergência global devido ao alto risco associado ao vírus e as autoridades de saúde continuam trabalhando para lidar com a epidemia no país africano.
Embora o Brasil tenha elevado número de casos de contaminação pelo Mpox, até o momento não houve registro da variante mais perigosa da doença, a de clado 1B.
As informações são da agência Reuters, divulgadas pelo G1.
Hidrolipo: saiba o que é esse procedimento e se ele possui riscos
Alerta! Ozempic pode ser perigoso caso você já tenha tido uma dessas doenças
Verão chegando: como fica a suplementação da vitamina D?
Entenda por que a parada cardíaca em jovens é mais fatal
Park Min-Jae sofre parada cardíaca e morre aos 32 anos; entenda o que causa o problema em jovens
Gabi Melim revela diagnóstico que causa paralisia facial: "Meu rosto não mexe"