Descubra os principais benefícios da maçã e como escolher a melhor para a sua saúde!
Redação | 18 de Março de 2019 às 16:00
Segundo um antigo ditado popular inglês, “an apple a day keeps the doctor away” (uma maçã por dia lhe deixa longe do médico). Mas será que realmente existem tantos benefícios em uma fruta tão comum como a maçã?
Na verdade, como na época em que o provérbio foi criado “apple” era o nome de qualquer fruta redonda que crescia em árvores, o significado é mais amplo. Mas, sim, existem vários benefícios na maçã. Confira:
A maçã contém quercetina, um poderoso antioxidante que, em ratos, protege os neurônios da degeneração e pode fazer o mesmo em seres humanos. A casca é rica em substâncias que combatem doenças.
Quando fermenta no cólon, a fibra natural da maçã produz substâncias químicas que ajudam a combater a formação de células cancerosas, de acordo com pesquisas recentes na Alemanha.
Outros estudos mostraram que as procianidinas, tipo de antioxidante encontrado na maçã, desencadeiam uma série de sinais celulares que resultam na morte de células cancerosas.
A maçã é rica em fibra solúvel, o que retarda a digestão e a entrada da glicose na corrente sanguínea. Pesquisadores descobriram que mulheres que comeram pelo menos uma maçã por dia tiveram probabilidade 28% menor de desenvolver diabetes do que as que não o fizeram.
Há muito tempo se diz que a maçã é a escova de dentes da natureza. Embora comer maçã não limpe os dentes, morder e mastigar a maçã estimula as gengivas, e a doçura da fruta aumenta o fluxo de saliva, o que reduz as cáries ao diminuir a quantidade de bactérias na boca.
A maçã é rica em água e fibras, então o estômago vai querer menos comida. Além disso, estudos mostraram que quem come pelo menos três maçãs por dia perde peso.
Uma maçã fresca é o lanche ideal. A maçã é rica em flavonoides, antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares – mas é preciso comer a casca.
Além disso, adultos que comem maçã têm 37% menos chance de ter hipertensão arterial.
A maçã é pobre em calorias e rica em pectina, fibra solúvel que ajuda a baixar o nível do LDL-colesterol (que danifica as artérias) no sangue.
Apesar dos benefícios, como a maçã é vulnerável a larvas, vermes e outros insetos, recebe aplicações de pesticidas. Sempre lave bem as frutas antes de comê-las e, no caso das maçãs enceradas (de brilho intenso), descasque; a cera pode impedir que a lavagem retire os resíduos de pesticida.
Por fim, outra dica é escolher maçãs menores: as maiores amadurecem e passam do ponto mais depressa.