Qual é a razão mais comum para fratura de quadril? Quedas, principalmente se você tiver 65 anos ou mais. Na verdade, cerca de 1% de todas as quedas
Julia Monsores | 31 de Agosto de 2019 às 14:00
Qual é a razão mais comum para fratura de quadril? Quedas, principalmente se você tiver 65 anos ou mais. Na verdade, cerca de 1% de todas as quedas sofridas por idosos resultam em fraturas de quadril. A lesão significa mais do que o tempo gasto na cura ou cirurgia. Ela também aumenta o risco de morte no ano seguinte em 20% a 36%, pois faz muitos idosos terem de ir para casas de repouso, onde seu estado de saúde pode piorar.
Há duas maneiras de prevenir as fraturas de quadril: evitar quedas e manter alta a densidade óssea, de modo que, se você cair, não haja fratura.
Tenha como meta 1.200mg de cálcio (divididos em duas doses) e um mínimo de 1.000 UI de vitamina D. Essa combinação é um golpe contra a osteoporose, que transforma ossos sólidos em queijo suíço. Uma análise de oito estudos descobriu que a ingestão de suplementos dos dois nutrientes reduziu em 19% o risco de fraturas no quadril. Surpreendentemente, a vitamina D até ajuda a evitar quedas. Um amplo estudo comprovou que as mulheres com baixos níveis sanguíneos de vitamina D eram 77% mais propensas a cair do que mulheres com níveis normais.
Pernas fracas podem aumentar em quatro vezes o risco de quedas. Fortaleça as pernas com o exercício mais básico (porém eficaz): caminhar. Caminhe pelo menos 30 minutos por dia, no mínimo quatro vezes por semana. Para proteção adicional, faça agachamentos. Outro bom exercício para melhorar o equilíbrio e fortalecer as pernas é o tai chi chuan. Estudos provam sua efetividade nesses aspectos e também na redução do risco de quedas.
Você tem 2,5 vezes mais chances de cair se tiver problemas de visão. Isso significa que usar óculos, atualizar o grau ou remover a catarata pode evitar fraturas.
Certos medicamentos, incluindo tranquilizantes, alguns antidepressivos, anti-arrítmicos, digoxina e diuréticos aumentam o risco de queda. Independente do que estiver tomando, se ingerir três ou mais remédios, você também estará mais propenso a quedas. No entanto, nunca pare de tomar um medicamento prescrito pelo médico sem informá-lo antes.
Embora seja difícil cumprir a meta de beber oito copos de água por dia, manter-se hidratado ainda é importante para evitar a fratura de quadril. Principalmente à medida que você envelhece. Uma boa razão é que, com a idade, fica mais difícil reconhecer a sensação de sede. Além disso, muitos idosos não querem beber muito porque temem não chegar ao banheiro a tempo. A desidratação contribui para a hipotensão e vertigens, que, é óbvio, contribuem para quedas. Uma boa estratégia é manter uma garrafa de água com você e ter como meta esvaziá-la antes de ir ao banheiro.
Dicas para evitar quedas (ou diminuir os danos)