Entenda o que pode significar sofrer com soluço constante de acordo com a opinião de especialistas.
O soluço é algo comum e todo mundo já passou pela experiência de ter essa reação em um momentos inconvenientes, seja durante uma reunião, em um jantar ou no meio de uma conversa importante. Na maioria das vezes, ele aparece de forma súbita e desaparece sozinho em poucos minutos, mas quando o soluço se torna frequente ou persistente, pode ser sinal de que algo no organismo não está bem.
O que é o soluço e por que ele acontece?
O soluço é uma contração involuntária do diafragma, o músculo responsável pela respiração. Esse espasmo gera o fechamento repentino das cordas vocais, gerando o som característico, e pode ser ocasionado por situações simples, como comer rápido demais, ingerir bebidas com gás, mudanças bruscas de temperatura ou até mesmo crises de riso.
“O soluço é uma disritmia da musculatura. Ele pode acontecer quando existe uma ingestão de ar excessiva ou quando existe refluxo de ácido no estômago, pois isso irrita o esôfago e faz ele perder a sincronia”, explicou o médico Eider Soares Cardoso, diretor médico de Medicina Preventiva do Grupo NotreDame Intermédica em publicação do site da Hapvida.
A médica Ana Luiza Lima ainda complementa que o soluço costuma passar em poucos minutos e usualmente pode ser contido através de algumas atitudes, como prender brevemente a respiração, tomar água gelada ou até mesmo soprar.
Quando o soluço vira motivo de preocupação
Embora, na maioria dos casos, o soluço seja apenas um incômodo passageiro, episódios constantes e duradouros podem ser um sinal de alerta de que há algo errado com o organismo. As crises diárias ou prolongadas de soluço podem estar associadas a distúrbios gastrointestinais, como refluxo e gastrite, além de condições neurológicas que afetam o nervo frênico ou o nervo vago, ambos ligados ao controle do diafragma.
“É importante observar a frequência. Qualquer sintoma do aparelho digestivo que seja diário é um sinal de que algo está errado e precisa ser investigado. Por exemplo, se você tem uma dor no estômago hoje porque nas últimas vinte e quatro horas ingeriu algo que não fez bem, é algo visto como pontual. Mas, se tem dores no estômago sempre depois de comer e o sintoma se agrava em determinadas situações, é indício de que existe um problema. Com o soluço é a mesma coisa”, alertou Cardoso.
Soluçar por várias horas não é normal, logo, se isso ocorrer com você, procure atendimento e orientação médica imediata.