Desabafo de Bruna Marquezine, no podcast Quem Pode, Pod. Abre discussão sobre relacionamentos tóxicos: como identificar e se livrar deles?
Na terça-feira (13), a atriz Bruna Marquezine foi convidada do podcast Quem pode, pod. comandado por Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme. Lá, falou de assuntos diversos, mas chamou atenção do público os detalhes sobre o antigo relacionamento com Neymar. Ao contrário da perfeição que aparentava, era um relacionamento tóxico. Mas como identificar e se livrar de um?
Em seu desabafo, Bruna disse que se esforçava muito para aparentar um relacionamento perfeito. No entanto, ele estava longe disso! Inclusive, a atriz comentou que as idas e vindas do casal eram mais frequentes do que o público poderia imaginar.
“Tentava me enquadrar e tentar vender uma personalidade perfeita, num namoro perfeito, quando na verdade a gente terminava e voltava uma vez por mês, meu emocional estava no pé” disse Bruna Marquezine.
O que é relacionamento tóxico?
É definido como tóxico, aquele relacionamento que faz mal para um dos cônjuges ou todos os envolvidos. Mas também é visto assim, aquele em que um dos companheiros abusa do outro seja física, financeira, mentalmente ou emocionalmente falando.
Esse tipo de relacionamento pode ser difícil de ser identificado por quem está envolvido. Isto acontece, porque como está afetivamente envolvida, a pessoa pode criar uma forte percepção positiva do cônjuge. Sendo assim, associam o sofrimento ao amor e desenvolvem um estado de negação.
Como identificar?
Nem sempre os sinais de que você está em um relacionamento abusivo são claros. Por isso, é preciso se atentar para pequenas atitudes diárias.
Uma característica comum nesse relacionamento é, a dependência emocional. É possível que você já tenha visto ou conhecido alguém que está em um relacionamento que só traz sofrimento e mazelas, mas ao invés de terminar, esta pessoa sempre encontra uma justificativa para se manter ali. Isso são traços de um relacionamento tóxico.
Outro fator para se prestar atenção é, que a pessoa opressora geralmente cria um ciclo que se repete inúmeras vezes. E que ciclo é esse? É aquele em que primeiro abusa ou fere e depois expressa carinho de alguma forma que seja o “ponto fraco” do parceiro: Presentes, elogios, gestos, passeios…
Assim, ele consegue maquiar a frustração e outros sentimentos negativos e gera dúvidas no oprimido. Criando dificuldades para um rompimento de relação.
Como se livrar
Se livrar desse tipo de relação não é tarefa fácil e cada ser humano possui seu processo e tempo. Todavia, seguem algumas dicas do que pode ser feito. Confira:
- Reconheça que o relacionamento é tóxico;
- Respeite os seus limites;
- Lembre do amor-próprio;
- Não tenha vergonha em receber ajuda;
- Rompa relações com a pessoa opressora
Mais uma vez, o rompimento pode ser muito difícil e quando falamos de relação tóxica, aumenta a dificuldade. Portanto, se você conhece alguém nessa situação, busque ajudar a pessoa no reconhecimento desta problemática. Relativizar, ou tentar encontrar os pontos positivos não irão ajudar. Pelo contrário. Relacionamentos tóxicos precisam ser rompidos!