Você pode identificar se o seu corpo está em desidratação através de algumas características.
Períodos de calor são mais propensos para quadros de desidratação. A desidratação é um quadro em que o corpo fica com baixa concentração de água, sais mineiras e liquídos orgânicos. É um quadro que pode levar à morte, principalmente em crianças e idosos, por serem mais propensos a casos diarreia e perderem líquido com mais facilidade.
Causas de desidratação
Quadros de diarreia, vômito, sudorese, queimaduras intensas e uso exagerado de diuréticos devem ser pontos de atenção. No período de verão sofremos com suor e o nosso corpo perde água com mais frequência. Por conta disso, é importante reforçar o consumo de água para evitar quadros de desidratação.
A desidratação é um quadro que agrava rápido e precisa de atenção. (fizkes / istock)
Sintomas de desidratação
Algumas características devem servir de alerta. Existem vários níveis de desidratação, com graus diferentes de gravidade, variando entre leve, moderada e grave. O site do Doutor Drauzio Varella aponta alguns pontos para focarmos atenção.
- Olhos fundos
- Boca ressecada
- Cansaço excessivo
- Dores de cabeça
- Moleira afundada em bebês
- Diminuição ou ausência de lágrimas
- Tontura
Principalmente no verão, algumas pessoas podem sofrer com quadros de queda de pressão, causando tontura, dor de cabeça, fraqueza e cansaço. Para os bebês, que são considerados grupo de risco, é necessário atenção redobrada com a moleira, caso ela esteja afundada, aponta um quadro de desidratação.
Como evitar a desidratação
Os médicos indicam alguns cuidados para evitar este quadro.
Manter-se hidratado é importante para evitar quadros de desidratação. (seb_ra / istock)
- Evitar exercícios físicos em horários de pico de calor;
- Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia;
- Verificar se crianças e idosos estão se hidratando durante o dia;
- Escolher roupas leves e evitar exposição ao sol
- Ter cuidado com a alimentação, para evitar alimentos contaminados e gerar casos de diarreia
Outro ponto importante é buscar ajuda médica caso esses sintomas apareçam. Somente profissionais capacitados poderão reverter esse quadro.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!