Uma doença silenciosa e fatal. Confira agora os sintomas do câncer de cólon
Cadu Guarieiro | 12 de Maio de 2023 às 19:00
O câncer de cólon é terceiro tipo de câncer mais comum. De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), é o segundo mais fatal. Quando identificado nas fases iniciais é curável, na maioria dos casos. Porém, seus sintomas tendem a se apresentar apenas no estágio mais avançado da doença.
Leia também: Preta Gil revela como descobriu câncer no intestino.
Por conta da dificuldade do diagnóstico, o câncer de cólon é caracterizado como um mal silencioso, e requer exames regulares para ser evitado.
Também chamado de câncer do reto, o câncer de cólon é caraterizado como um tumor que ocorre no instestino grosso.
Suas causas estão diretamente relacionadas a habitos não suadáveis, como o acúmulo de gordura corporal e consumo recorrente de álcool e tabaco.
Outra causa possível do surgimento do câncer de cólon são os pólipos, que ocorrem como resposta ao crescimento incomomun de tecido na mucosa do intestino.
Ainda que muitas vezes tardios, o câncer de cólon apresenta sintomas, que merecem atenção ao primeiro sinal e devem ser avaliados por um médico.
O primeiro sinal aparente do câncer de cólon é a alternância no funcionamento intestino. A dirréia frequente ou a prisão de ventre constante são sintomas que requerem uma atenção maior, em especial caso esse comportamento não seja o habitual e apresente muco ou sangue durante o evacuar.
Pelas células cancerígenas consumirem muita energia do corpo e demendarem bastante atividade do sistema imonológico, a perda de peso é um sintoma comum de pessoas acometidas por diferentes tipos de câncer. No entanto, de acordo com o proctologista Marcelo Werneck, no câncer de cólon este sintoma é raro e significa o estágio mais avançado da doença, quando o tumor já se espalhou para outros órgãos.
A dor abdominal também costuma a aparecer em um estágio mais avançado do câncer de cólon. Por conta da obstrução causado pelo tumor na passagem das vezes, as dores abdominais, em formato de cólicado, funcionam como um sinal de alerta para o cérebro de que algo não está bem.
O sangue que se apresenta nas vezes de pessoas diagnosticadas com câncer no cólon é diferente daquele causado por fissuras ou hemorroidas. Enquanto o segundo é de uma coloração vermelha viva, o originado pelo câncer tende a ser mais escuro, em alguns casos até mesmo preto.
O tenesmo é caracterizado pela vontade intensa de evacuar e não conseguir, ou liberar poucas fezes. De acordo com o médico Carlo Cunha, esse sintoma tende a acontecer quando o tumor está mais posicionado na região anal.
Atenção: Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.
E aí, curtiu esse conteúdo? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Morre Rita Lee, a rainha do rock, aos 75 anos após luta contra o câncer
Cientistas modificam bactérias que podem revolucionar o tratamento do câncer
Março azul: médicos fazem alerta para prevenção do câncer de intestino
Câncer de cólon: entenda a doença que causou a morte de Pelé
Colonoscopia salva a vida do ator Ryan Reynolds
5 formas de lidar melhor com o diagnóstico de câncer