Saiba quais são os indicativos de que sua saúde bucal não está bem e que você deve procurar um dentista.
Thyago Soares | 3 de Outubro de 2025 às 13:00
O hábito de ir ao dentista é algo tido como esporádico para muita gente, contudo, o próprio corpo e a saúde bucal dão sinais quando é necessário visitar esse profissional. Ignorar alertas bucais é arriscado e aquilo que começa como um pequeno incômodo, pode acabar evoluindo para problemas graves e transtornos complicados. Fique conosco para saber os principais indicativos de que você precisa ir ao dentista.
Se você sente uma dor latejante no dente, é necessário ter atenção, pois esse é um dos principais indícios de que algo está comprometido. Esse tipo de dor persistente exige avaliação urgente.
Quando há inchaço evidente em bochechas ou ao redor do dente afetado, pode significar que uma infecção se propagou para tecidos vizinhos. Esse inchaço, principalmente se acompanhado de dor, exige atendimento rápido.
Se um dente reage com dor muito forte ao contato com bebidas muito quentes ou geladas, ou se a dor demora a passar após esse estímulo, pode indicar comprometimento da estrutura interna do dente, como inflamação da polpa.
Gengivas que sangram sempre que você escova os dentes ou usa fio dental podem ser sinal de doença gengival (gengivite ou periodontite). Se esse sangramento for persistente e acompanhado de dor, é hora de agir.
Traumas, mordidas em alimentos duros ou quedas podem causar fraturas ou deslocamentos de dentes. Quando um dente se quebra ou fica móvel, o nervo pode ficar exposto ou infectado, e o risco de perda se torna alto. Busque atendimento imediato.
Quando há um um odor forte ou gosto desagradável que não melhora, mesmo com escovação e uso de enxaguantes, pode haver presença de infecção, necrose ou cáries profundas. Esses quadros precisam ser investigados por um dentista.
Reconhecer esses sinais de alerta pode fazer toda a diferença para proteger a sua saúde bucal, portanto, se você vivencia qualquer um desses sintomas, não espere e procure um dentista imediatamente.
Dormir com a boca tapada faz mal? Prática preocupa especialistas
Cúrcuma faz mal para os rins? Veja o que diz especialista
Pode compartilhar toalha de banho? Dermatologistas alertam sobre riscos
Chá de quebra-pedra: para que serve e quando evitar