5 sinais de que você deve consultar um oftalmologista

Veja alguns sinais que você podem indicar que é hora de você buscar um oftalmologista e cuidar da sua saúde ocular.

Thyago Soares | 9 de Outubro de 2025 às 07:00

Se consultar com um especialista em saúde dos olhos pode preservar o bem-estar da sua visão. - Reprodução / Freepik

Enxergar bem é algo que muita gente só valoriza quando começa a ter dificuldades na visão. É imprescindível cuidar da saúde ocular e saber reconhecer os sinais de que está na hora de buscar um médico, uma vez que os problemas de visão nem sempre se manifestam de forma evidente. Fique conosco para entender quais sinais podem indicar que é hora de ir ao oftalmologista! 

5 sinais que você deve ir ao oftalmologista

1. Dificuldade para enxergar de perto ou de longe

Se você percebe que precisa afastar ou aproximar muito objetos para conseguir ler, ou que placas e legendas parecem mais borradas do que antes, pode ser um indicativo de que é hora de marcar uma consulta. Esses sintomas podem indicar erros de refração como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, problemas comuns que tendem a se agravar sem o uso de lentes corretivas adequadas.

2. Dores de cabeça frequentes

Cefaleias recorrentes, especialmente ao final do dia ou após longos períodos de leitura e uso de telas, podem estar relacionadas ao esforço visual. O ato de forçar a visão para compensar algum grau não corrigido ou uma dificuldade de foco costuma sobrecarregar os músculos oculares, resultando em dor e cansaço.

RELACIONADAS

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

Jade Picon muda o visual para a nova novela das nove

3. Visão embaçada ou dupla

Ver tudo meio “nublado”, turvo ou duplicado é um dos alertas mais claros de que algo não vai bem com a saúde ocular. Essas alterações podem estar associadas a diversas causas, desde erro de refração e catarata até doenças neurológicas ou metabólicas, como o diabetes, que afeta os vasos da retina.

4. Sensibilidade à luz e lacrimejamento excessivo

A Fotofobia, conhecida como incômodo com a claridade, e olhos que lacrimejam com frequência podem indicar alergias, olho seco, inflamações ou infecções oculares, como conjuntivite. Em casos mais persistentes, o sintoma pode estar ligado a alterações na córnea e merece avaliação médica.

5. Manchas, flashes ou “mosquinhas” na visão

Perceber pequenas manchas escuras, pontos flutuantes ou flashes de luz pode parecer inofensivo, mas se isso ocorrer de forma súbita, é importante buscar atendimento imediato. Esses sinais podem estar relacionados a descolamento de retina, uma condição grave que exige tratamento urgente para evitar perda permanente da visão.

Compartilhe:
saúde médico saúde ocular oftalmologista

AS MAIS LIDAS

Avanços da medicina e terapias no tratamento da paralisia cerebral

O que fazer se alguém desmaiar na rua? Veja causas e primeiros socorros

É perigoso esquentar comida na air fryer? Especialistas explicam riscos e cuidados

Setembro Vermelho: mobilização nacional destaca a importância de cuidar do coração