6 sinais de colesterol alto que aparecem no corpo

Entenda o que é colesterol e saiba quais são os sintomas físicos que podem indicar que você está com colesterol alto.

Thyago Soares | 25 de Setembro de 2025 às 10:00

A doença é responsável por aumentar as chances de ocorrências de infarto e AVC. - Reprodução / Freepik

O colesterol alto é conhecido pela sua natureza silenciosa e pode minar a saúde de forma significativa. Muitos acabam descobrindo que os níveis de colesterol no sangue estão elevados apenas ao fazer exames de sangue, porém, em casos mais avançados, o excesso de colesterol pode se manifestar através de sintomas e sinais visuais. Fique conosco para saber como reconhecer essas pistas e evitar problemas de saúde!

O que é colesterol

O colesterol é uma substância gordurosa produzida pelo fígado e também obtida através da alimentação. Ele é fundamental para a saúde e a produção de hormônios e até mesmo para a formação das células, contudo, quando presente de forma excessiva no corpo, pode se acumular nas artérias e aumentar os riscos de infarto e AVC, segundo publicação da Unimed.

Uma das razões pelas quais o colesterol alto é considerado um “inimigo silencioso” é que ele geralmente não provoca sintomas específicos nos estágios iniciais e como citamos, a maneira mais confiável de confirmar se você está com os níveis de colesterol elevados é através do exame de sangue. 

RELACIONADAS

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

17 ideias de maquiagem com batom vermelho para arrasar no look

Só quando as alterações já provocam danos às artérias ou acúmulos visíveis é que começam a surgir sinais perceptíveis.

6 sinais no corpo que podem indicar colesterol alto

  1. Xantomas: pequenos nódulos amarelados sob a pele, formados por acúmulo de lipídios. Eles costumam surgir em regiões como pálpebras, cotovelos, joelhos ou tendões, e são talvez o sinal mais visível de desordens lipídicas.
  2. Arco corneal: faixa esbranquiçada ou esbranquiçada-acinzentada visível ao redor da íris dos olhos. Em pessoas jovens, sua presença pode chamar atenção para dislipidemia.
  3. Sensação de cansaço persistente: em casos em que o fluxo sanguíneo está comprometido, há menor entrega de oxigênio aos tecidos, o que pode levar à sensação de exaustão constante mesmo em repouso.
  4. Dor no peito ou desconforto torácico: quando placas de gordura nas artérias coronárias avançam, pode haver angina (dor no peito) como manifestação de isquemia cardíaca.
  5. Problemas de memória, concentração ou tonturas: com as artérias carótidas ou vasos cerebrais mais estreitos, o cérebro pode receber menos fluxo sanguíneo, resultando em lapsos cognitivos ou vertigens.
  6. Problemas de pele com coloração amarelada ou prurido: embora mais raro, em casos de disfunção hepática associada ou progressão sobrecarregando o fígado, pode haver pele amarelada (icterícia leve) ou com coceira persistente. 

Como mencionamos, os sintomas externos de que o colesterol está alto costumam aparecer de forma sutil e apenas quando os níveis já estão demasiado elevados. Contudo, é necessário ter consciência dos sintomas a fim de caso você note a presença de algum deles, buscar ajuda médica imediata.

Compartilhe:
saúde colesterol colesterol alto

AS MAIS LIDAS

5 frutas ricas em ferro que ajudam a combater a anemia

Por que beber pouca água aumenta risco de pedra nos rins?

Ficar triste depois do parto é normal? Veja o que diz especialista

Como parar de tossir sem tomar remédio, segundo especialista