O shiatsu é um tipo de massagem que veio do Japão, mas que é baseado nos tradicionais conceitos chineses de fluxo de energia e de meridianos, subjacentes
O shiatsu é um tipo de massagem que veio do Japão, mas que é baseado nos tradicionais conceitos chineses de fluxo de energia e de meridianos, subjacentes à acupuntura. Na verdade, o shiatsu (o termo significa “pressão com os dedos”) está relacionado à acupressão: os terapeutas usam as mãos e o peso corporal (assim como técnicas de alongamento e de pressão) para aplicar pressão em pontos específicos, conhecidos por tsubos.
Embora influenciado por terapias antigas, o shiatsu é bastante recente. Ele foi desenvolvido durante o século XIX por um técnico japonês que também se baseou nos conhecimentos ocidentais de Anatomia e Fisiologia. Alguns terapeutas ocidentais preferem explicar os efeitos relaxantes e salutares do shiatsu em termos fisiológicos, dizendo que ele regula os hormônios, relaxa os músculos, elimina resíduos e acelera a circulação.
Muito do shiatsu enfoca o diagnóstico, usando um método conhecido como hara, no qual a energia é detectada e mapeada por meio da palpação de áreas do abdome que corresponderiam a outros locais do corpo. O terapeuta costuma fazer perguntas detalhadas e um exame diagnóstico antes de iniciar o tratamento, que dura cerca de uma hora e cobre todo o corpo, com frequência começando em um ponto logo abaixo do umbigo.
Considerações finais sobre o shiatsu
Os métodos e as teorias específicos do shiatsu não foram provados cientificamente ou mesmo estudados de forma mais profunda. De modo que são poucas as evidências da eficácia de shiatsu contra artrite, dor de cabeça, dor menstrual ou qualquer condição em que costuma ser usado. Entretanto, você pode achá-lo relaxante, e ele pode agir de formas semelhantes às descritas para a acupuntura.