O processo de emagrecimento precisa ser feito com métodos saudáveis e seguros para a saúde, o shake acaba sendo a opção de muitas pessoas
A busca por soluções rápidas para emagrecer é constante! Os shakes dietéticos surgem como uma alternativa popular para quem deseja perder peso de forma prática. Geralmente eles contam com sabores de chocolate, morango ou baunilha e atraem muitos indivíduos que buscam emagrecimento. Mas será que eles realmente ajudam a emagrecer? É importante entender a opinião de profissionais da área da saúde para emagrecer de forma saudável e segura.
O que são shakes para emagrecimento?
Os shakes para emagrecimento são bebidas formuladas principalmente com proteínas, fibras, vitaminas, minerais e, em algumas versões, carboidratos e gorduras benéficas. Esses produtos auxiliam no processo de perda de peso por serem opções nutritivas com baixo valor calórico.
Os shakes podem substituir refeições completas?
Segundo a nutricionista Mayana Oliveira, os shakes podem substituir uma refeição, porém essa substituição deve ser realizada com cuidado e de maneira equilibrada. Segundo uma pesquisa publicada na Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, as bebidas podem substituir até duas refeições para auxiliar na perda de peso. No entanto, para quem busca manter o peso, o mais indicado é substituir apenas uma refeição.
Os shakes realmente emagrecem?
Sim, é verdade! O produto pode substituir até duas das três refeições principais do dia (café da manhã, almoço e jantar) devido à sua formulação equilibrada. Isso ocorre porque as calorias presentes na bebida são menores do que as de uma refeição tradicional, o que gera um déficit calórico, favorecendo a perda de peso de forma saudável.
Quando eu parar de tomar o shake, vou engordar?
O nutrólogo Nataniel Viuniskin revelou ao site Terra que isso vai depender, principalmente, do seu estilo de vida e do funcionamento do seu corpo. Se você interromper o consumo do shake, mas mantiver uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis, é possível que consiga manter o peso.
No entanto, se após a interrupção, seus hábitos se tornarem menos saudáveis, o peso perdido pode voltar. Por isso, é importante compreender que o aumento de peso não está diretamente relacionado à suspensão do shake, mas sim ao estilo de vida adotado.