Conheça a campanha de conscientização que visa auxiliar a população de todas as idades a cuidar da saúde cardíaca.
Você provavelmente já ouviu falar sobre o Setembro Amarelo, mas você sabia que há outra campanha que também acontece no nono mês do ano e que também possui grande importância: estamos falando da campanha Setembro Vermelho. A campanha, criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), tem como objetivo chamar a atenção da população para os cuidados com o coração, reforçando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da mudança de hábitos.
As doenças cardiovasculares, foco central da campanha Setembro Vermelho, continuam sendo a principal causa de morte no Brasil e no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 400 mil brasileiros perdem a vida todos os anos em decorrência de infarto, AVC e outras complicações do coração, o que equivale a 46 mortes por hora, uma a cada 90 segundos. Esses números superam, inclusive, todas as mortes causadas por câncer. Diante desse cenário alarmante, a iniciativa surge para reforçar a conscientização e estimular a adoção de hábitos preventivos ao longo de todo o mês de setembro.
Sobre o Setembro Vermelho
Neste ano, a campanha de conscientização e prevenção promovida pelo Instituto do Coração, o InCor-HCFMUSP, contra as doenças cardiovasculares traz o tema “O coração é o maestro da sua vida”, que conecta saúde e música em uma analogia inspiradora e assim como cada compasso garante a harmonia de uma sinfonia, cada batida do coração sustenta o ritmo da nossa existência.
O embaixador da campanha é o maestro e pianista João Carlos Martins, que empresta sua trajetória de superação para mobilizar a sociedade sobre a importância do tema.
Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, presidente do Conselho Diretor do InCor, além da população mais velha, os jovens também estão cada vez mais vulneráveis às doenças cardiovasculares, em razão de fatores como sedentarismo, má alimentação, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool e estresse crônico e por isso, é essencial falar sobre os cuidados com a saúde cardíaca.
“Em resposta a esse cenário preocupante, reforço que exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada e abstinência de hábitos nocivos são fundamentais para controlar e prevenir doenças cardíacas desde cedo”, pontuou o médico.
Entre os pontos de atenção, está o colesterol alto, uma ameaça silenciosa mas que quando em excesso, se acumula nas artérias e aumenta o risco de infarto, AVC e insuficiência arterial periférica. Como não apresenta sintomas, só pode ser identificado por exames.
A conscientização é a chave para a prevenção
O Setembro Vermelho não se limita a alertar sobre meros números, a campanha busca envolver toda a população em um movimento coletivo de prevenção e cuidado. A proposta é que os indivíduos conheçam seus históricos de saúde, realizem exames periódicos e adotem escolhas mais saudáveis, o que pode salvar milhares de vidas todos os anos.
Entre os pontos de atenção, está o colesterol alto, uma ameaça silenciosa. Quando em excesso, ele se acumula nas artérias e aumenta o risco de infarto, AVC e insuficiência arterial periférica. Como não apresenta sintomas, só pode ser identificado por exames. “Manter o colesterol sob controle é essencial, e isso pode ser alcançado com bons hábitos e, quando necessário, uso de medicação prescrita”, explica Kalil.
Para aproximar a população desse debate, o InCor, hospital referência em saúde do coração, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíacas e torácicas, preparou uma série de ações gratuitas e abertas ao público durante o mês de setembro. Confira a programação abaixo:
Cronograma de ações do InCor em 2025
- 13 de setembro – Ação de saúde no Instituto Raphael Veiga (9h às 12h). Atividade voltada para mais de 100 crianças e seus pais, com aferição de pressão arterial, medição de glicemia e orientações sobre cuidados básicos de saúde.
- 14 de setembro – Caminhada em parceria com a ABTO (9h30) Concentração a partir das 8h30 na Fiesp (Av. Paulista, 1313). A ação reúne saúde e solidariedade em prol da doação de órgãos, com caminhada até o Centro de Convenções Rebouças, recepção especial e apresentação musical.
- 17 de setembro – Estação de Saúde na Linha 4-Amarela do Metrô (10h às 16h, Estação Pinheiros) Profissionais de saúde oferecerão atendimento gratuito com foco na prevenção de fatores de risco como colesterol alto, hipertensão, diabetes, tabagismo e sedentarismo. O público também poderá participar de atividades educativas e receber orientações médicas sobre hábitos mais saudáveis.
- 24 de setembro – Dia Mundial da Consciência sobre Hipercolesterolemia Familiar (HF), no InCor – Térreo (horário a confirmar). Ação com dosagem gratuita de colesterol, voltada para pacientes, colaboradores e visitantes, com o objetivo de mapear possíveis casos de hipercolesterolemia familiar.