A sepse é uma resposta sistêmica delicada que leva à falência de órgãos se não for controlada.
O ator Ney Latorraca morreu na manhã desta quinta (26) devido a uma sepse pulmonar, consequência de uma evolução no seu quadro de câncer de próstata. Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro na Clínica São Vincente, localizada na Gávea, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro.
De acordo com a Revista Quem, diagnóstico de Latorraca veio em 2019 e uma cirurgia para remoção da próstata resolveu os sinais da doença até agosto deste ano. Quando o câncer voltou, em metástase, ou seja, as células doentes espalharam pelo corpo, o artista foi submetido a um tratamento inicial sem resultados efetivos.
Você também pode se interessar:
Entenda o quadro de Ney Latorraca
O câncer é uma doença que acontece quando há o crescimento anormal de células do corpo. Existem mais de 100 tipos desta condição, que costuma ser tratada por uma combinação de técnicas, como cirurgias, quimioterapia e radioterapia. Já a metástase trata-se do desprendimento e circulação de células do tumor original, que se alojam em outras partes do organismo e geram outros tumores além da lesão inicial. As informações são do Ministério da Saúde.
A sepse é quando o sistema imunológico responde a uma infecção, comumente causada por bactérias, fungos ou protozoários. O sistema de defesa espalha uma inflamação no organismo para combater o microorganismo que provocou um problema, no entanto, acaba atacando outras partes do próprio corpo durante o processo. Dessa forma, o quadro pode levar à disfunção ou falência múltipla de órgãos e deve ser controlado o mais rápido possível.
O termo sepse pulmonar indica que o foco da infecção está nos pulmões, em geral associado à pneumonia, e os sintomas mais comuns são febre, calafrios, dor muscular e alterações na respiração, segundo o site Tua Saúde. Vale lembrar que o câncer e seus tratamentos possuem forte impacto na imunidade do paciente, o que possivelmente torna-o mais suscetível a outras complicações. Além disso, estar internado também favorece o desesenvolvimento da sepse pulmonar.
Ney Latorraca morreu aos 80 anos. O ator é lembrado especialmente por dar vida ao vampiro Vlad em "Vamp" (1991) e dividir os palcos com Marco Nanini na peça "O Mistério de Irma Vap", embora tenha estrelado diversas produções marcantes da TV e dos teatros. O local, horário do velório e cremação do corpo ainda não foram definidos.