A semente de girassol possui diversos benefícios e é rica em vitamina B e E. A ainda pode ser consumida de maneira muito saborosa. Saiba mais!
Marina Estevão | 10 de Junho de 2021 às 19:00
Se você nunca imaginou consumir sementes, talvez seja a hora de dar uma chance para a semente de girassol! Além de diversos benefícios para a saúde, ela possui propriedades medicinais, pois é rica em diversas vitaminas e indicada para auxiliar no tratamento de certas doenças e condições.
A semente de girassol é rica em vitamina B, E, magnésio, ferro, fósforo e cálcio. É indicada para tratamentos de arteriosclerose e excesso de colesterol no sangue, assim como doenças cardíacas, diabetes e câncer. Outras vantagens são:
Devido a alta quantidade de magnésio presente nas sementes, elas aliviam o estresse e enxaquecas. Por conterem triptofano e colina, também auxiliam na memória, ansiedade e depressão.
A semente de girassol ajuda em tratamentos de pele e cabelo. A vitamina E estimula o crescimento de cabelo se for consumida com moderação, pois aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo. Os ácidos graxos e ômega 6 evitam o desgaste dos fios, atuando como um hidratante natural.
Além de servir como um tipo de hidratante para a pele, a própria vitamina E também protege a pele dos raios UV. Por isso, também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, pois melhora a aparência de rugas e cicatrizes.
Por conter muitas fibras, que demoram a ser digeridas pelo organismo, elas aumentam a sensação de saciedade e diminuem a fome. Porém, é preciso consumi-las com moderação, pois são ricas em gorduras.
A semente pode ser consumida de duas formas: crua ou torrada. A melhor (e mais saborosa) forma de consumi-la é torrada, e é simples de incluir em sopas, massas, saladas ou até para comer em forma de aperitivo ou lanche. Acrescente temperos como curry para apreciar ainda mais o sabor e a crocância.
Em dias frios, pode ser feito um chá com a semente de girassol. Basta aquecer duas colheres de sopa da semente torrada por 10 minutos. Então aguarde 20 minutos para esfriar, coe e deguste.
Espalhe as sementes em uma assadeira revestida com papel manteiga. Não deixe ficarem grudadas ou em cima umas das outras. Leve ao forno por aproximadamente 30 a 40 minutos até as cascas dourarem.
Não há contraindicações no uso das sementes de girassol. Porém, por serem muito calóricas e ricas em gordura, é necessário equilibrar o consumo. Em todo o caso, é sempre indicado procurar um nutricionista para obter os melhores benefícios.