Segundo cardiologista, quem bebe café possui melhor saúde cardiovascular; entenda

Entenda de quais formas consumir café pode ajudar a saúde cardiovascular, segundo opinião de cardiologista.

Thyago Soares | 10 de Dezembro de 2025 às 10:01

A bebida é parte do dia a dia de muita gente e pode ser benéfica. - Reprodução / Freepik

A comunidade médica aponta que o consumo de determinada quantidade de café pode contribuir para o bem-estar. Estudos recentes indicam que pessoas que bebem café regularmente podem proporcionar uma menor chance de desenvolver doenças no coração.

Entenda a relação entre o café e o coração

O cardiologista José Abellán, em declaração recente a um portal de notícias, afirmou que pessoas que bebem café têm melhor saúde cardiovascular e ressaltou que os dados atuais transformam o café em um aliado, desde que consumido com equilíbrio.

Conforme relatado por um especialista, os benefícios do café para o sistema cardiovascular vão além do estímulo momentâneo. Os compostos bioativos presentes na bebida, como antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias, podem ajudar a proteger os vasos sanguíneos, melhorar a sensibilidade à insulina e contribuir para o controle do metabolismo, o que favorece a saúde do coração.

RELACIONADAS

As melhores histórias engraçadas de Seleções

5 cores de esmalte que te envelhecem sem você perceber

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

O consumo de cerca de duas a três xícaras por dia da bebida está associado a um menor risco de infarto, insuficiência cardíaca, arritmias, acidente vascular cerebral (AVC) e morte por causas cardíacas. Esses benefícios não se limitam a quem já tem algum problema, mas também se estendem a pessoas saudáveis.

A moderação é a chave

Apesar de os resultados serem promissores, é necessário ter em mente que para gozar dos bons efeitos do café, é preciso ter um estilo de vida equilibrado e realizar o consumo da bebida de forma cautelosa. O excesso do seu consumo, sobretudo em pessoas sensíveis, pode provocar efeito contrário e consequências como o aumento temporário da pressão arterial, palpitações e desconforto.

Além disso, o método de preparo também pode influenciar os resultados. Cafés coados filtrados tendem a ser mais seguros, enquanto versões sem filtro, como os tradicionais cafés turcos ou alguns métodos artesanais, podem aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL) e reduzir parte dos benefícios.


Se você quer acompanhar mais conteúdos de qualidade sobre saúde, a revista Seleções traz reportagens confiáveis e completas. Assine a versão impressa e receba em casa matérias que ajudam você a cuidar do coração e da saúde com equilíbrio e informação.

Compartilhe:
saúde café coração

AS MAIS LIDAS

Suco de laranja pode aumentar a longevidade, segundo pesquisa

Eduardo Costa revela consequências de usar anabolizantes: "Pago o preço até hoje"

Influenciadora com diabetes transforma doença em inspiração para outras mulheres: 'Me sentia muito sozinha'

Quer parar de fumar? Descubra os benefícios imediatos e de longo prazo para sua saúde