Além de causarem desconforto, unhas encravadas podem infeccionar a sua pele. Saiba como se prevenir desse problema!
Unhas encravadas são um problema que ninguém quer adquirir. Além de gerar desconforto, elas podem causar infecções nos dedos. As unhas encravadas ocorrem principalmente no dedão do pé. A boa notícia é que há como se prevenir delas e manter os seus pés saudáveis e livres de dores.
O que são unhas encravadas?
As unhas encravadas ocorrem quando há um crescimento desordenado nas laterais das unhas do pé. Conforme a unha se estende, ela se adentra na pele, causando irritação e dor. As causas podem incluir um corte errôneo das unhas e uso de calçados apertados.
Leia também: Saiba por que o uso prolongado do esmalte faz mal
De acordo com a podóloga Georgeanne Botek, se uma unha encravada causar uma ruptura na pele, "as bactérias podem entrar e causar uma infecção, o que a tornará ainda mais dolorosa. Uma unha encravada vermelha, inchada, quente e muito dolorida provavelmente está infectada".
Sinais de que a sua unha está encravando
Alguns sinais podem te ajudar a identificar se a sua unha está começando a encravar. Caso você repare certa vermelhidão, inchaço e/ou dores na região dos dedos dos pés, fique atento, pois esses são sintomas de unhas encravadas.
Ao apresentar qualquer um dos sinais, o ideal é agir rápido e procurar um profissional para evitar uma inflamação na área. Confira aqui 7 dicas de cuidado com os pés, segundo os podólogos.
Como evitar unhas encravadas
Para se prevenir do problema das unhas encravadas, basta manter a higiene das unhas em dia e se atentar para os cuidados com os pés. Pense sempre nos tipos de calçado que costuma usar e reveja seus hábitos.
Para se prevenir das unhas encravadas, siga as seguintes recomendações:
- Não corte as laterais da unha do pé, corte-a de forma reta
- Evite o uso prolongado de sapatos apertados ou de bico fino
- Tenha cuidado para não causar traumas nos pés, como pancadas ou pisões
- Evite usar meias sintéticas ou muito apertadas
- Evite situações que podem lesionar os seus pés
- Não corte as unhas muito curtas
- Cheque rotineiramente o estado das suas unhas, pois alguns fungos e doenças também podem causar unhas encravadas
E aí, curtiu as nossas dicas? Então aproveite e confira também 9 dicas de como ter unhas fortes e sempre saudáveis!