Descubra como resolver o problema do sangramento nasal com algumas soluções caseiras simples e eficazes. Assim você estará sempre pronta para imprevistos!
O sangramento nasal pode aparecer de repente. Ao coçar o nariz, sem querer você pode romper um vaso sanguíneo com a unha. Mais frequentemente, o nariz que sangra resulta de uma trapalhada acidental, durante a prática de esportes, por exemplo.
Alguns sangramentos nasais ocorrem quando o ar muito seco resseca as vias nasais, deixando-as mais sensíveis. Essa é a razão pela qual é uma boa ideia usar um umidificador, sobretudo durante à noite, sempre que o ambiente ficar seco demais.
No entanto, qualquer que seja a causa, não entre em pânico, pois é possível estancar o sangramento em poucos minutos. Leia aqui e saiba:
Como estancar sangue do nariz?
- Sente-se ereto e incline-se para a frente, para aliviar a pressão dos vasos sanguíneos em seu nariz e reduzir o sangramento.
- Com o polegar e o indicador, pressione firmemente as narinas e as mantenha fechadas por 5 a 10 minutos.
- Quando o sangramento estiver controlado, não futuque ou assoe o nariz, e, nas horas seguintes, não se abaixe. Mantenha a cabeça acima da altura do coração a fim de evitar novo sangramento.
- Se você recomeçar a sangrar, assoe o nariz com força. Isso limpará o nariz dos coágulos de sangue. Depois, coloque um spray nasal que contenha oximetazolina. Em seguida, aperte novamente o nariz (como indicado acima) e procure o médico. Mas, atenção! Jamais use sprays nasais com oximetazolina por mais de três dias.
Soluções caseiras para sangramento no nariz
Cheire um pouco de pimenta-de-caiena
Este é considerado um dos melhores remédios para estancar sangramentos, inclusive os nasais. A pimenta-de-caiena promove a coagulação sanguínea e também age como analgésico. Coloque uma pequena pitada de pimenta na palma de sua mão aberta. Em seguida, inspire o pó até que ele entre pela narina. Lembre-se de lavar as mãos depois, para não transferir a pimenta para os olhos.
Experimente hamamélis
Mergulhe um cotonete em hamamélis e delicadamente insira-o na narina que está sangrando. A hamamélis é um adstringente que contrairá os vasos sanguíneos dentro do nariz, interrompendo o sangramento.
Aplique vitamina E
Quando seu nariz tiver parado de sangrar, perfure uma cápsula de vitamina E de qualquer dosagem e esprema o líquido. Em seguida, muito delicadamente, esfregue um pouquinho dentro do nariz; para mantê-lo úmido.
Esprema uma folha de aloe vera
O poder curativo e calmante do gel puro de aloe vera é uma combinação perfeita para curar um nariz ferido. Quando seu nariz tiver parado de sangrar, abra uma folha pequena de aloé com uma faca e mergulhe um cotonete no gel. Depois, aplique-o no interior da narina.
Beba vinagre com água
Este é um velho truque amish para parar um sangramento nasal. Ele consiste em misturar duas colheres de sopa de vinagre de maçã num copo pequeno de água. Os fãs desse remédio garantem que ele nunca falha.
Coloque gelo
Coloque uma bolsa de gelo sobre o nariz ou uma toalha molhada bem gelada na nuca por cinco minutos. O frio contrai os vasos sanguíneos e estancará o sangramento.
Abuse dos líquidos
Evite problemas futuros mantendo as mucosas úmidas. Beba oito copos de 250 ml de água todos os dias. Beba mais se observar que sua urina está escura, o que indica desidratação.
Lubrifique as narinas
Em dias particularmente secos, besunte o interior das narinas com um pouco de vaselina ou mesmo um pouco de azeite de oliva. Assim, elas permanecerão sempre úmidas.
Quando procurar um médico
A maioria dos sangramentos nasais é inofensiva. Mas busque cuidados de emergência se:
- O sangramento nasal se seguir a uma queda, uma pancada na cabeça ou um soco no nariz. Seu nariz pode estar quebrado, ou você pode ter uma lesão na cabeça.
- O sangramento durar mais de 20 minutos ou for muito intenso.
- Você ficar com a visão borrada e/ou sentir dor intensa num olho ou em torno dele.
Você também deve procurar o médico se tiver sangramentos nasais com frequência, o que pode estar relacionado a problemas como pressão alta, infecção ou até um tumor. Medicamentos anticoagulantes como aspirina (ácido acetilsalicílico) ou varfarina são outras causas prováveis.