Ter noção do tempo de atividade física necessário para o seu corpo é importante para o bem-estar.
Segundo as Diretrizes da OMS sobre Atividade Física e Hábitos Sedentários (2020), a prática regular de atividade física traz diversos benefícios para o corpo. Por exemplo, saber o tempo de atividade física necessária para você, pode melhorar o funcionamento do sistema cardíaco, do corpo e mente.
Ocorre que, o exercício regular é capaz de prevenir e auxiliar na administração de problemas cardíacos, diabetes tipo 2 e até outras doenças como o câncer. Além disso, pode reduzir sintomas de depressão, controlar a ansiedade e ser boa ferramenta de amadurecimento da concentração.
Leia também: Estudo revela que caminhada de 10 minutos reduz morte prematura
Sendo assim, a Organização Mundial da Saúde informa que, "qualquer quantidade de atividade física é melhor que nenhuma, e quanto mais melhor", portanto, todos os indivíduos podem se beneficiar da prática constante. Porém, será que existe um tempo específico para cada pessoa?
Quanto tempo de atividade física é indicado para você?
Segundo a OMS, todos os seres humanos podem e devem praticar atividades físicas regulares. Como já vimos, esse hábito pode trazer diferentes melhorias para o funcionamento do nosso corpo, mente e emocional. No entanto, a Organização alerta para o tempo de atividade praticado por cada pessoa.
Sendo assim, divulgou uma série de recomendações que nós iremos compartilhar com você abaixo. São o seguinte:
Tempo de atividade física para crianças e adolescentes
Crianças e adolescentes que se encontram entre 5 e 17 anos devem praticar, pelo menos, 60 minutos por dia atividade física de moderada a vigorosa. Fora isso, recomenda-se incorporar atividades aeróbicas que fortaleçam a musculatura e a estrutura óssea do jovem.
Leia também: 12 benefícios da atividade física para a sua saúde
Como sabido, muitas vezes é difícil manter esse padrão diário, logo, o esperado é que pratiquem, no mínimo, três dias por semana. Não obstante, há muitas coisas que os jovens deveriam saber sobre o condicionamento físico. Por isso, recomendamos que você confira as recomendações do professor de Educação Física, André Messias, sobre condicionamento físico para jovens.
Quanto de atividade física é indicada para adultos?
Adultos que estejam entre os 18 e 64 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde, precisam de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana. Ou então, pelo menos, de 75 a 150 minutos de atividade pesada.
Além disso, os adultos devem se engajar nos exercícios de fortalecimento muscular de intensidade moderada ou mais. Portanto, se você ainda não encontrou sua atividade física favorita, é possível começar com exercícios de resistência que você pode fazer em casa.
Pessoas que se encontram na terceira idade
Pessoas que passaram dos 65 anos também devem se manter ativar. De acordo com a OMS, um tempo entre 150 e 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana, é o suficiente.
Outro ponto que vale a pena destacar é que, os idosos também devem se engajar em atividade multicomponentes variadas. Isto é, atividades que trabalhem o equilíbrio e força para melhorar sua capacidade funcional.
Leia também: Como a atividade física afeta o sono
Sendo assim, fica entendido que a prática regular de atividade física é capaz de promover a saúde e o bem-estar em todas as idades. Por isso, sempre é tempo de começar a se exercitar e se sentir melhor!
Mulher grávidas também podem e devem fazer exercícios
Infelizmente ainda vivemos numa sociedade de muitos preconceitos. Um deles é com a mulher gestante. Por ignorância ou não, ainda é vivo no imaginário popular que a mulher gestante deve ficar de repouso até o nascimento do bebê. Mas será que mulheres gestante podem fazer musculação?
De acordo com as Diretrizes da OMS, as mulheres gestantes devem fazer, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas por semana. Além disso, deve-se seguir a mesma recomendação no pós-parto.
No entanto, as gestantes devem ter certos cuidados, como evitar esportes de contato físico (futebol, basquete etc) e também é interesante suspender ou evitar atividades na posição supina a partir do terceiro mês de gestação.
Leia também: Trabalhos braçais são considerados atividade física?
Agora que você já sabe da necessidade de praticar atividades físicas regulares, que tal descobrir como encontrar a sua atividade física ideal? Por fim, não se esqueça que a caminhada para sair do sedentarismo pode ser conturbada. Por isso, todo passo conta!
Gostou do conteúdo? Então não deixe de ficar por dentro das nossas páginas do Facebook, Instagram e Twitter para conferir mais novidades e curiosidades sobre saúde e bem-estar.