Esse regime alimentar promete benefícios para o corpo, porém, também pode ser extremamente perigoso.
A dieta carnívora é um regime que gera polêmica na internet e conquista cada vez mais adeptos. Recentemente, viralizou o caso de um homem de 40 anos que teve seus níveis de colesterol elevados ao extremo devido a essa dieta e começou a expelir colesterol, por isso, muita gente se pergunta quais os riscos de seguir essa dieta para a saúde.
Como o próprio nome sugere, essa dieta se baseia totalmente no consumo de proteínas, incluindo carne vermelha, peixe, ovos e laticínios, excluindo totalmente o consumo de frutas, vegetais e carboidratos. A promessa é de que esse regime auxilie na perda de peso, contudo, quando feita sem o acompanhamento de profissionais, a dieta carnívora pode colocar a saúde em risco.
Quais os riscos da dieta carnívora para a saúde?
1. Deficiência nutricional
A dieta carnívora elimina alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais, como frutas, vegetais e grãos, além da ingestão alimentar diária. Isso pode resultar em deficiências de nutrientes importantes para o funcionamento do metabolismo como fibras, vitamina C, potássio e magnésio, que são cruciais para o funcionamento corporal.
2. Problemas de digestão
A restrição na ingestão de fibras pode afetar a saúde intestinal, levando a problemas como prisão de ventre e alteração na microbiota intestinal. As fibras ajudam na digestão e na manutenção de um sistema digestivo saudável.
3. Traz riscos para o coração
O consumo excessivo de carnes, que são ricas em gorduras saturadas e colesterol, pode aumentar o risco de doenças cardíacas, como hipertensão e infarto. Esses alimentos podem elevar os níveis de colesterol ruim no sangue.
4. Pode sobrecarregar os rins e o fígado
Uma alimentação exclusivamente feita com proteínas pode sobrecarregar os rins e o fígado, órgãos responsáveis pelo processamento de resíduos metabólicos. Isso pode representar ainda mais riscos para indivíduos com problemas renais preexistentes.
5. Pode afetar o equilíbrio hormonal
A dieta carnívora pode afetar o equilíbrio hormonal, principalmente por conta da ausência de fontes vegetais que regulam a produção de hormônios essenciais no corpo.