Estudos ao redor do mundo apontam que pular o café da manhã pode aumentar o risco de obesidade e diminuir a energia ao longo do dia.
Douglas Ferreira | 22 de Setembro de 2021 às 13:00
Muitas pessoas de dieta pulam o café da manhã. O que a maioria pensa é: a melhor maneira de fazer a dieta funcionar é não comer. No entanto, essas pessoas estão completamente erradas. Segundo estudos, ficar sem café da manhã pode aumentar o risco de obesidade e diminuir a energia ao longo do dia.
Quem pula o café da manhã geralmente acaba consumindo mais calorias durante o dia. Quem começa o dia com uma boa refeição está mais propenso a manter uma alimentação saudável durante todo o dia.
Aqui no site, nós já demos algumas dicas do que incluir no seu desjejum para ter um café da manhã prazeroso e saudável. Se você não viu ainda, vale a pena dar uma conferida!
Começar o dia com uma refeição saudável é a coisa mais importante que podemos fazer. Realmente faz diferença! E pesquisas conduzidas em diversos lugares do mundo comprovam isso.
Como exemplo podemos citar uma pesquisa conduzida na Universidade Vanderbilt, em Nashville, no Tennessee. Os pesquisadores recrutaram mulheres acima do peso que geralmente pulavam o café da manhã. Todas foram submetidas a uma dieta de 1.200 calorias ao dia. Um grupo dividiu as calorias em apenas duas refeições – almoço e jantar. O segundo grupo fez essas refeições e mais o café da manhã. Doze semanas depois, as que tomaram café da manhã haviam perdido quase oito quilos; as que não tomaram perderam um pouco menos de seis.
Leia também: 7 bons motivos para não pular o café da manhã
“Mas os dois grupos não estavam consumindo o mesmo número de calorias?”, você deve estar se perguntando. Não, concluíram os pesquisadores. As mulheres que tomavam café da manhã tiveram mais êxito em se manter na dieta de 1.200 calorias. As que ficavam com fome até o almoço eram mais tentadas a trapacear um pouco.
O que o estudo revelou foi que se você não toma o café da manhã, provavelmente comerá mais, não menos, do que se começasse o dia com uma refeição.
O papel de um café da manhã saudável não está limitado a pessoas que buscam perder peso. Pular o desjejum coloca até mesmo as mulheres magras em maior risco de ganhar peso. Um novo estudo concluiu que mulheres que não tomavam o café da manhã comiam mais durante o dia.
O motivo para esses resultados é óbvio quando se pensa a respeito. Quanto mais tempo você fica sem comer, mais faminto se sente. E, quanto mais faminto fica, maior a probabilidade de devorar qualquer coisa. Quando você abre o dia com o café da manhã, começa por domar a “fera faminta” dentro de você, o que ajuda a manter os picos de fome sob controle. Este é um ponto tão importante que merece ser explicado melhor.
A fome está, em boa parte, relacionada ao açúcar no sangue, que é para o corpo humano como a gasolina para um carro – seu principal combustível. Tomar um bom café da manhã garante que haja bastante glicose disponível na corrente sanguínea para o corpo converter em energia. Quando a glicose no sangue cai, o corpo responde com o desejo de comer – e, para muitas pessoas, os picos de desejo são por alimentos doces, uma vez que estes se convertem muito rapidamente em glicose. Isso, porém, desequilibra a química do corpo, principalmente os níveis de insulina, e leva a padrões alimentares prejudiciais.
Leia também: 5 dicas de como preparar um café da manhã especial
Resumindo: você deve, de um modo geral, estabilizar os níveis de glicose no sangue e de insulina tanto para ter um peso saudável quanto para a saúde em geral. E a maneira de alcançar isso é comer pequenas quantidades frequentemente. Um café da manhã saudável não só o prepara para padrões alimentares saudáveis durante o dia como cuida do baixo nível de glicose sanguínea natural depois de uma noite de sono.
Das três refeições, um café da manhã saudável e equilibrado é a mais fácil de ser mantida. Isso o ajudará a continuar na linha o dia todo. Os psicólogos dizem que os níveis de duas substâncias químicas do cérebro que nos proporcionam uma sensação de controle – o cortisol e a adrenalina − aumentam subitamente depois que acordamos. A confiança que elas proporcionam pode tornar mais fácil nos atermos às boas intenções, como uma alimentação mais saudável. Essas substâncias químicas diminuem mais tarde pela manhã, e aí pode ser mais difícil dizer não aos bolinhos que alguém trouxer para o escritório – principalmente se você estiver com fome por ter pulado o café da manhã.
Faça uma tentativa. Uma razão para você não sentir fome pode ser o fato de não estar acostumado a comer tão cedo. Experimente começar com algumas mordidas de algo que pareça atraente – torrada, digamos, ou uma barra de cereais – por cinco manhãs seguidas. Depois de duas ou três manhãs, você talvez comece a observar seu apetite matinal aumentar.
Uma ótima dica para sentir fome pela manhã é marcar o jantar para um pouco mais cedo do que de hábito e coma apenas o suficiente para se sentir satisfeito, sem ficar com o estômago cheio. Isto aumentará as chances de seu apetite despertar quando você acorda. Se ainda achar difícil, coma apenas uma fruta, por exemplo – e guarde o restante para uma minirrefeição no meio da manhã.