Produto extraído do tronco da copaibeira, possui diversos benefícios para saúde. Assim, confira para que serve óleo de copaíba com a Seleções.
Árvore muito comum nas regiões amazônicas, a copaíba pode atingir até 40 metros de altura e é longeva, podendo chegar aos 400 anos. Do tronco da árvore, retira-se o óleo de copaíba, mas qual é a utilidade dele? Abaixo, vamos buscar entender exatamente isso, para que serve óleo de copaíba.
O que é óleo de copaíba
O óleo de copaíba, também conhecido como bálsamo de copaíba, é um óleo-resina retirado da Copaifera multijuga. Recebe o nome de óleo-resina, porque possui na sua constituição ácidos resinosos e compostos voláteis.
Para o que serve o óleo de copaíba
O óleo de copaíba é rico em sequiterpenos, como beta-cariofileno e beta-bisaboleno, que são substâncias que têm propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, antifúngica e antiedêmica. Além disso, o óleo de copaíba é muito famoso por conta da capacidade de hidratação da pele que ele proporciona.
Leia também: Dermatologista explica benefícios do óleo de copaíba
Portanto, são várias as possibilidades de utilização desse óleo. Tais utilidades, como:
- Hidratação da pele;
- Cicatrização;
- Desinfecção de feridas;
- Combate a eczema;
- Combate de micoses de pele;
- Hemorroida;
- Tendinite;
- Artrite reumatoide.
Além das situações acima, o óleo também pode ser uma ferramenta no combate de infecções que podem ser transmitidas por via sexual, como por exemplo, herpes genital e a sífilis.
Como usar
Existem algumas formas mais comuns de uso desse óleo-resina. As principais são:
Óleo essencial para uso oral: Este uso só deve ser feito após consulta com um profissional de saúde. Contudo, geralmente é recomendada a quantidade de uma gota do óleo em um copo com água, suco ou xícara de chá. Mas não se deve beber mais de uma vez ao dia.
O intuito disso é ajudar com questões digestivas, respiratórias e até no fortalecimento do sistema imunológico.
Óleo essencial para uso externo: Também só deve ser feito uma vez no dia e o ideal é que se misture uma ou duas gotas do óleo com o óleo de amêndoas ou de côco.
Óleo essencial para inalação: Para aquelas pessoas que possuem problemas respiratórios, deve-se aplicar de três a quatro gotas do óleo no difusor ou vaporizador e inspirar uma vez ao dia.
Cápsulas: A duração do tratamento dependerá da orientação e indicação do seu médico, todavia, nesse caso é comum que seja indicado tomar uma cápsula de 250 mg até duas vezes por dia.
Contraindicações
Mesmo o óleo sendo natural e possuindo diversos benefícios para a saúde, vale destacar que existem algumas contraindicações para o seu uso. São grupos de pessoas como crianças, mulheres gestantes ou na fase de amamentação. Fora esses grupos, pessoas que tenham problemas gastrointestinais também devem evitar o consumo do óleo de copaíba.
E para saber mais sobre todos os benefícios proporcionados pelo óleo de copaíba, você pode ver esse vídeo super didático e rápido produzido pelo canal Angela Xavier. Confira:
Gostou do conteúdo? Então que tal conferir nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter para saber mais sobre como manter a saúde por métodos naturais? Nelas, você encontrará dicas, curiosidades e novidades como os benefícios do óleo de Rosa Mosqueta para sua saúde e muito mais!