A droga funciona no tratamento para diabetes, mas tem sido utilizada para perda de peso rápida.
Carol Ávila | 22 de Março de 2023 às 11:20
Recentemente, medicamentos com semaglutida, como o Ozempic, têm viralizado nas mídias como método para perda de peso a curto prazo. Acontece que esse medicamentos são destinados ao tratamento de diabetes tipo 2 e não a uma pequena correção de peso. Em janeiro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso do Wegovy, que contém semaglutida, para perda de peso. Porém, utilizar uma droga desse tipo sem a total compreensão de sua necessidade pode desencadear riscos graves para a sua saúde.
Leia também: Remédios para emagrecer: o que você precisa saber sobre eles?
A aprovação do Wegovy pela Anvisa segue a linha de outros países, como os EUA e o Reino Unido, que autorizaram o uso de tais medicamentos para perda de peso. Todavia, é explicitado que o uso da semaglutida é considerado um tratamento auxiliar, acompanhado de dietas regulamentadas e atividade física.
A semaglutida, utilizada para tratar diabetes tipo 2, funciona como um inibidor de apetite, fazendo com que a pessoa tenha mais controle sobre sua alimentação e, assim, consiga comer quantidades menores.
As dosagens podem alterar a ação da droga sobre o organismo. O Ozempic e o Wegovy, por exemplo, possuem diferentes quantidades de semaglutida em suas composições e são ambos injetáveis. O primeiro, contém 1mg de semaglutida, enquanto o segundo contém cerca de 2,4mg.
No tratamento para controle do excesso de peso crônico em adultos com obesidade que têm pelo menos um distúrbio associado, como hipertensão ou diabetes tipo 2 os medicamentos se demonstraram eficazes e seguros.
Porém, a popularização da semaglutida como um fenômeno do emagrecimento a curto prazo já traz consequências reais para os pacientes que necessitam do medicamento para tratar condições específicas de saúde.
De acordo com Disha Narang, endocrinologista e diretora de medicina da obesidade da Northwestern Medicine, alguns seguros de saúde nos Estados Unidos teriam se recusado no passado a cobrir o Wegovy, chamando-o de “medicamento de vaidade”.
Ambas as drogas são destinadas para o uso a longo prazo e não para perda de peso imediata.
“Isso não é para ser um medicamento para perder seus últimos cinco ou 10 quilos para se preparar para um evento ou algo assim. Não é para uso por três ou quatro semanas”, disse Narang à CNN. “Quando pensamos em controle de peso, pensamos nos próximos 25 anos da vida de alguém."
Sem prescrição médica, é importante reconhcer que a semaglutida pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como:
Além disso, em casos mais graves, tomar esses medicamentos pode aumentar o risco de pancreatite, e seus rótulos alertam sobre o risco potencial de tumores na região da tireoide, portanto, eles não são recomendados para pessoas com histórico familiar pessoal de carcinoma medular de tireoide ou de neoplasia endócrina múltipla.
Esteatose hepática: saiba tudo sobre a doença de Jojo Todynho
Hipertensão: aprenda como manter a pressão controlada
Andropausa: 8 dicas para aliviar a “menopausa masculina”
Juliano Cazarré atualiza estado de saúde de filha e pede orações
Paniculite mesentérica: saiba o que é a doença de Priscila Fantin
Ozempic: saiba quem são as celebridades que usam o remédio para emagrecer