Com a chegada da primavera no último domingo (22), vem um aumento das temperaturas. E com os dias mais quentes vem os passeios na praia. Assim, para aproveitar o calor da melhor forma possível é necessário ter alguns cuidados.
Todo mundo sabe que é fundamental beber bastante água e passar protetor solar. Mas você sabe os cuidados que deve tomar com águas vivas? E se tiver contato com um desses animais? Veja a resposta a seguir.
Você também pode gostar:
Cuidados com água viva
Para evitar acidentes, você pode perguntar ao bombeiro ou salva-vidas sobre as condições do mar antes de entrar. Saia da água se notar a presença dos animais e evite tocar nas águas-vivas que estão mortas na areia. Preste bastante atenção ao ambiente!
Quando uma água viva entra em contato com a pele, ela injeta uma substância venenosa que provoca a sensação de queimadura. No entanto, não é realmente uma queimadura, e sim um envenenamento da pele.
O que fazer em caso de acidentes?
Os principais sintomas da lesão são dor forte, inchaço, ardência e vermelhidão. Se você ou algum conhecido for envenenado por uma água viva, não lave com água mineral ou doce pois isso piora a sensação de queimadura.
Portanto, a recomendação é lavar delicadamente a parte afetada com água do mar ou vinagre. Não utilize água doce, xixi, passar sabonete ou álcool pois eles estimulam a liberação de veneno. Se tiverem tentáculos presos à pele, você pode removê-los cuidadosamente. Compressas com água do mar ou vinagre ajudam a aliviar o incômodo.
Por fim, o tratamento da queimadura de água viva pode ser feito de forma efetiva em casa, mas é importante avaliar os sintomas, pois alguns casos podem demandar atendimento médico. Os efeitos podem ser mais perigosos em idosos e crianças, então tome cuidado!
Confira também: O que é ciclotimia? Transtorno psíquico compartilhado por filho de Marília Gabriela