Entenda o que é a Psoríase, possíveis causas e tratamentos para essa doença de pele!
Thyago Soares | 23 de Fevereiro de 2024 às 18:00
Você provavelmente já ouviu falar sobre Psoríase, não é? Essa doença é uma patologia dermatológica crônica e vem sendo amplamente discutida na internet ao longo dos últimos anos. Recentemente, a condição ganhou mais notoriedade através da cantora Beyoncé, a celebridade revelou sofrer de Psoríase e acendeu a curiosidade das redes sociais!
Leia também: 5 doenças de pele que você precisa ficar de olho
Vamos ajudar você a entender melhor essa condição de pele através da opinião de profissionais e especialistas em dermatologia. Fique com a gente para entender como identificar os sintomas, a causa e possíveis tratamentos para a Psoríase e manter a condição controlada.
De acordo com o portal Dráuzio Varella, a psoríase é uma condição dermatológica crônica inflamatória que afeta a pele e não é transmissível ou contageosa, apresentando sintomas como manchas avermelhadas, descamação e coceira.
Essa condição autoimune ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente as células saudáveis da própria pele, desencadeando um rápido ciclo de crescimento celular. Esse aumento descontrolado de células resulta em placas de pele inflamadas e escamosas, características da psoríase.
Os sintomas da psoríase podem variar de níveis, podendo ir de leves a severos e a condição pode se manifestar em diferentes partes do corpo. As áreas comuns afetadas incluem cotovelos, joelhos, couro cabeludo e região lombar, além disso, existem diferentes tipos de psoríase, como a em placas, gutata, inversa, pustulosa e eritrodérmica, cada uma com características específicas.
A cantora americana revelou em entrevista que sofre com a doença em um lugar bastante específico; o couro cabeludo! A psoríase capilar está entre as manifestações mais comuns da doença. Na entrevista à revista Essence, Beyoncé pontuou: “Tenho muitas lembranças ligadas ao meu cabelo. A relação que temos com nossos cabelos é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão da minha mãe até meu pai aplicar óleo no couro cabeludo para tratar minha psoríase, esses momentos foram sagrados para mim”.
Segundo o portal Dráuzio Varella, a psoríase não possui uma cura definitiva, mas existe tratamento disponível, sendo perfeitamente possível administrar e reduzir as recorrências e controlar os sintomas através da utilizando medicação local, mantendo a pele hidratada e aproveitando a exposição solar.
Entenda mais sobre a psoríase através do conteúdo produzido pelo médico especialista Juliano Teles:
Gostou desse conteúdo? Confira também: Dermatologista explica o que é vitiligo e quais as causas, sintomas e tratamento
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.