Conheça alguns dos causadores da diarreia.
Laura Oliveira | 29 de Novembro de 2022 às 14:00
Todo mundo sofre com diarreia uma vez ou outra, mas alguns ultrapassam a cota do razoável. Essas pessoas estão bem familiarizadas com a corrida ao banheiro, a urgência intestinal. A diarreia é uma alteração intestinal que faz com que as fezes tenham uma consistência líquida e solta, ocorrendo mais de três vezes ao dia.
É um problema que dura de um a dois dias e tende a terminar sem a necessidade de um tratamento especial. Entretanto, em alguns casos, pode ser prolongada e apresentar outros problemas.
Nem todas as pessoas sabem, mas a diarreia é bastante comum e pode ser causada por diversos motivos. Para além de intoxicações alimentares, pode ser causada por ansiedade, estresse, uma má absorção de alimentos, doenças inflamatórias intestinais ou até por conta de alguns medicamentos.
Confira melhor sobre os fatores que causam diarreia:
Essa é uma das causas mais frequentes. Ela acontece após o consumo de alimentos ou bebidas contaminadas por vírus ou bactérias, gerando uma diarreia infecciosa aguda. Além disso, pode ocorrer sangue ou muco e ser acompanhada de outros sintomas como febre, cólica intestinal e vômitos.
Leia também: Como controlar a diarreia com soluções caseiras e chás
Reações a medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, antidiabéticos, antidepressivos e antiácidos podem conter a diarreia como sintoma. Eles podem provocar mudanças na flora intestinal ou alterar os movimentos do intestino.
Situações estressantes normalmente provocam a liberação de hormônios como a adrenalina e o cortisol, que desencadeiam um estado de alerta, causando alterações na digestão. Assim, as contrações nos músculos do intestino tem sua frequência alterada e a pessoa pode acabar vomitando.
A intolerância alimentar se trata de uma dificuldade ao ingerir determinados tipos de alimentos como leite, pão, macarrão ou alguns aditivos como conservantes ou corantes alimentícios. As mais conhecidas são à lactose ou ao glúten. A ingestão desses alimentos por pessoas intolerantes pode causar diarreia, náuseas ou cólicas abdominais.
Para saber melhor sobre sensibilidades, alergias ou intolerâncias alimentares, confira nossa matéria completa sobre esse assunto!
Algumas doenças como a doença de Chrohn ou colite ulcerativa podem provocar inflamações no intestino, gerando diarreia. Nesses casos, a diarreia pode ser crônica e durar mais de 4 semanas. Além disso, é geralmente acompanhada de sintomas como febre, dor abdominal ou fezes com muco ou sangue.
A diarreia é um problema que pode ser evitado. Por ser tratada, na maioria dos casos, com a reposição de líquidos, você pode utilizar esta “carta na manga” para evitá-la. Uma hidratação adequada é a chave para ajudar você a se recuperar. Confira nossas dicas para se manter sempre hidratado.
Além disso, você deverá tomar alguns cuidados como:
Caso a sua diarreia esteja, por mais de 3 dias, acompanhada por uma dor intensa, febre alta, presença de sangue nas fezes ou sinais de desidratação, procure um médico ou posto de saúde.
Atenção: Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.
Como controlar a diarreia com soluções caseiras e chás
Veja como ter um café da manhã saudável e ideal para o dia a dia
Como lidar com 9 problemas de estômago
Suco para desinflamar e regular o intestino
Como prevenir ou aliviar transtornos do estômago
Síndrome do intestino irritável: saiba o que é e os principais sintomas