Seja por saúde ou necessidade de exame, descubra como limpar o intestino.
Walter Farias | 19 de Janeiro de 2023 às 11:08
Muitas pessoas precisam de uma ajudinha para esvaziar o intestino. Assim, recorrem para prática de limpeza intestinal. Claro, há também os casos de realização de exames específicos, como a colonoscopia, em que é preciso fazer o procedimento. Todavia, seja qual for a razão, é necessário saber como limpar o intestino corretamente.
Porém, antes de sabermos mais sobre como limpar o intestino de fezes acumuladas, é preciso que fique claro a importância de alguns pontos, como: A limpeza intestinal não deve ser feita com laxantes e nem em casos de brusca alteração no ritmo intestinal.
Dito tudo isso, vamos descobrir o que de fato significa lavar o intestino, quando é recomendado e mais!
Lavagem intestinal é o nome dado ao procedimento que visa limpar as vísceras. Portanto, consiste na remoção dos resíduos de fezes. Sendo assim, para sua realização, é necessário que seja aplicada uma solução direta no intestino, geralmente na região anal.
O procedimento costuma ser feito em centros de saúde e é executado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
Geralmente ela é indicada em uma situação que a pessoa precisa realizar uma cirurgia gastrointestinal, ou algum exame de imagem na região do intestino. No entanto, também é indicada para quem sofre de prisão de ventre crônica e que não está tendo resultados positivos com laxantes.
Leia também: Mantenha o mecanismo do seu intestino ativo
Não obstante, pacientes com fecaloma também devem realizar a lavagem. Isto é, pacientes com uma grande massa de fezes empedrada e endurecida que pode ficar acumulada no reto ou no final do intestino.
Na maioria das vezes, é preciso ir até um centro de saúde para lavar o intestino. Todavia, é possível sim realizar o procedimento em casa, desde que o paciente esteja orientado por um profissional e siga todas as orientações.
Leia também: Suco para desinflamar e regular o intestino
Deste modo, é preciso ter em mente que antes de realizar a lavagem intestinal é de suma importância que as mãos e a região anal estejam muito bem higienizadas. Assim, o indivíduo estará prevenido de infecções.
Como mencionado anteriormente, é preciso aplicar uma solução direta no intestino. Portanto, busque comprar ou preparar a solução com bastante cuidado. Neste momento, lembre-se de revisar as ordens médicas, porque há mais de um tipo de solução: Hipertônica de cloreto de sódio; Solução com fosfato de sódio e solução de glicerina. Veja qual é a recomendação para o seu caso.
Com a solução correta em mãos, para você lavar o instestino corretamente e sem causar danos ou complicações futuras, é preciso seguir o seguinte passo a passo:
Em alguns casos, o indivíduo pode precisar repetir o processo outra ou mais vezes. Ademais, vale prestar atenção em alguns esclarecimentos feitos pelo Dr. Marcelo Werneck, proctologista em São Paulo e Belo Horizonte.
Gostou do conteúdo? Para mais dicas sobre a saúde, confira nossas páginas do Facebook, instagram e Twitter.
5 sinais de que o seu cachorro pode estar com infecção intestinal
Preta Gil é diagnosticada com câncer no intestino; conheça os sintomas
Benefícios do limão para sua saúde que você não vai acreditar
Dieta Plant Based: o que é?
O grande guia do intestino
Prisão de ventre nunca mais! Dê adeus à constipação intestinal