Selecoes
Selecoes

Saiba como lidar com pequenos ferimentos

Veja como tratar pequenos ferimentos com remédios caseiros, como prestar os primeiros socorros e o que fazer para preveni-los.

Redação | 19 de Janeiro de 2022 às 11:00

Hakase_/iStock
Hakase_/iStock -

Nosso dia a dia é cercado de inúmeras fontes de risco. Uma pequena distração no manuseio de facas, louça quebrada e outros utensílios cortantes pode ocasionar um acidente. Felizmente, pequenos ferimentos podem ser tratados de forma branda.

A seguir, veja como tratar esses ferimentos superficiais com remédios caseiros, e descubra como prestar os primeiros socorros e o que fazer para prevenir esse tipo de acidente.

Como se prevenir?

Leia também: 4 truques para amenizar a dor de pequenos ferimentos

Quais são os primeiros socorros?

Limpeza e desinfecção de ferimentos cutâneos estão em primeiro lugar. Nos ferimentos provocados por corte, arranhão ou escoriação, os corpos estranhos devem ser cuidadosamente retirados com uma pinça esterilizada, e as bordas do ferimento devem ser desinfetadas com uma solução antisséptica (comprada na farmácia). Feridas com sangramento devem ser cobertas com um curativo ou gaze estéril. 

RELACIONADAS

O rabo de cavalo está entre os penteados queridinhos para o dia a dia das mulheres. - VladimirFLoyd / iStock

5 penteados rápidos para dias de cabelo rebelde

Conheça as séries de época mais famosas e queridas de todos os tempos. - imagem: reprodução/divulgação

7 melhores séries de época disponíveis nos streamings

Existem diversas formas de remover esmalte de tecidos. - imagem: LiudmilaChernetska/iStock

Como tirar mancha de esmalte da roupa sem dificuldade

Remédios caseiros para pequenos ferimentos

Somente a partir do segundo dia o ferimento – que não deve mais estar aberto – pode ser de fato tratado. Para isso, há inúmeros preparados industrializados, mas também receitas simples e baratas que vêm da farmácia caseira.

Erva-de-são-joão

Compressas feitas de erva-de-são-joão ou de óleo de melaleuca têm eficácia comprovada. Pingue de 5 a 8 gotas do óleo sobre uma gaze ou um pano de prato antigo e limpo e cubra com ele o ferimento, deixando por algumas horas (erva-de-são-joão) ou por 24 horas (óleo de melaleuca). Repita em intervalos regulares. 

Milefólio 

Uma compressa de milefólio é preparada com 1 colher (sopa) de flores da planta escaldadas em 100 ml de água. Coe e embeba a solução em um pano de linho ou algodão, torcendo-o levemente e colocando-o como compressa sobre a área afetada. 

Repolho

O repolho não é benéfico apenas para o estômago. Para o alívio de dores e melhor cicatrização, nada mais indicado que um curativo de repolho: lave algumas folhas do miolo do repolho com água morna e retire a parte dura central. Amacie as folhas com um rolo de macarrão, coloque-as sobre a parte afetada da pele, fixando-as com um pano limpo. O curativo deve permanecer algumas horas e ser aplicado duas vezes ao dia.

O repolho em conserva também é uma opção: rico em vitamina C, assim como o repolho fresco, acelera a cicatrização de ferimentos. 

Chá de alfazema

Para que o ferimento cicatrize mais rápido, ferva um saquinho de chá de alfazema. Deixe esfriar e coloque-o sobre a parte afetada.

Camomila

Despeje 100 ml de álcool a 70% sobre 15 g de flores de camomila, deixando descansar por 10 dias. Despois, Coe a solução, espremendo bem as flores. Encha uma garrafa limpa com a mistura. Por fim, dilua a tintura em água em uma proporção de 1 para 4 e embeba-a em um pano. A compressa deve permanecer pelo menos 30 minutos sobre a parte ferida da pele.

Conheça outros benefícios do chá de camomila!

Compartilhe: