A criança superdotada não é um gênio nem precisa saber tudo ou fazer coisas fora do comum. Veja como reconhecer uma criança superdotada!
Dizemos que a criança é superdotada quando ela tem capacidades superiores às consideradas normais. O conceito de “normal” se refere à média das características e habilidades que pessoas da mesma idade cronológica possuem.
Para a criança ser superdotada, algumas aptidões intelectuais devem ser mais desenvolvidas do que a média. São elas:
- raciocínio lógico e aritmético;
- capacidade de armazenar informações (em outras palavras, ter boa memória);
- compreensão;
- extensão do vocabulário e seu uso, e compreensão da língua;
- capacidade de exprimir idéias de modo sucinto e preciso;
- capacidade de análise e síntese (isto é, classificação, conceituação e reorganização das informações de modo associativo em circunstâncias diversas);
- pensamento abstrato;
- capacidade de prestar atenção e se concentrar pelo tempo apropriado a cada atividade;
- capacidade de entender e realizar tarefas novas com rapidez;
- orientação espacial e comportamental;
- planejamento (seleção e organização de estratégias úteis para resolver problemas de maneira rápida e eficiente);
- capacidade de resolver problemas com rapidez e eficiência.
Se algumas dessas capacidades, ou todas, forem bem desenvolvidas na criança, ela terá maior habilidade para lidar com uma grande variedade de situações. Mas o futuro da criança superdotada depende de vários fatores, principalmente de motivação, experiências, oportunidades e interesses.
É importante reconhecer a criança superdotada a fim de ajudá-la a desenvolver sua inteligência, curiosidade e desejo de aprender. A maioria dessas crianças não é reconhecida, e seu potencial não se desenvolve corretamente.
Mas como reconhecer crianças superdotadas?
A criança superdotada não é um gênio nem precisa saber tudo ou fazer coisas fora do comum, como tocar piano aos dois anos ou falar várias línguas aos três. São crianças que se diferenciam das demais basicamente pela capacidade de aprender mais rápida e profundamente. Algumas características da criança superdotada são:
- Elas geralmente começam a andar e falar antes de completar um ano.
- Costumam usar um vocabulário rico, parecido com o do adulto.
- Entendem e recordam com facilidade as informações recebidas.
- Produzem uma grande quantidade de idéias e soluções para problemas.
- Têm senso de humor bem desenvolvido.
- Têm muita curiosidade, o que as faz perguntar sobre tudo.
- Geralmente se preocupam com os problemas do mundo.
- Adoram ler.
- Gostam de jogos complexos.
- São líderes.
- Têm perseverança (concentram-se na tarefa e persistem até cumpri-la).
- Apresentam alto grau de autocrítica, exigem muito de si mesmas e costumam se sentir insatisfeitas.
- Preferem agir sozinhas e não precisam de muita ajuda.
- São vulneráveis à rejeição dos colegas de turma.
Para a criança usar todas as vantagens que possui, é importante dar a ela oportunidades adequadas ao desenvolvimento de suas aptidões. Outro ponto que é importante frisar é que como qualquer outra pessoa, a criança superdotada tem preferências, interesses e capacidades naturais.
Um intelecto superior é considerado denominador comum das crianças talentosas, superdotadas ou excepcionais. Mas muitos pesquisadores acham que criatividade, imaginação, curiosidade, intuição, capacidade de liderança e sucesso escolar são igualmente importantes. Não existe, entretanto, unanimidade nesse aspecto.
LEIA TAMBÉM: