Endocrinologista explica os riscos associados ao uso da semaglutida e outros medicamentos semelhantes.
Em entrevista ao jornal britânico The Sun, o cantor Robbie Williams revelou que tem percebido a visão cada vez mais embaçada e suspeita que o problema esteja ligado às famosas canetas usadas para emagrecimento.
“Quero alertar as pessoas que estão lendo isso sobre os riscos potenciais, para que se certifiquem de pesquisar bem. Eu fui um dos primeiros a tomar as injeções, mas também estou percebendo que minha visão não está muito boa. Não acredito que seja a idade, acredito que sejam as injeções”, disse o artista
A declaração, obviamente, viralizou e deixou muitas pessoas preocupadas. Mas, afinal, há risco real de perda de visão com essas medicações? O que dizem os especialistas?
Ozempic e similares pode causar problemas de visão?
Segundo a endocrinologista Dra. Deborah Beranger, com pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, embora raros, alguns efeitos adversos oftalmológicos foram registrados em usuários de medicamentos com semaglutida. Entre eles está a Neuropatia Óptica Isquêmica Anterior Não Arterítica (NOIAN).
A NOIAN ocorre quando há insuficiência vascular no nervo óptico, levando a uma inflamação que pode causar perda de visão.
“A condição realmente pode causar perda de visão, mas é rara. Ela afeta um em cada dez mil usuários desse tipo de medicamento”, explica a médica que reforça que a semaglutida e outras canetas com análogos de GLP-1 são medicamentos para obesidade que precisam ser prescritos pelo médico quando há indicação.
A endocrinologista ressalta ainda que qualquer medicamento pode provocar efeitos adversos, incluindo os considerados comuns no dia a dia.
“O paracetamol, por exemplo, presente em praticamente todos os lares brasileiros, pode causar reações como náuseas, alergias e, em casos muito raros, hepatotoxicidade, especialmente quando utilizado em doses elevadas ou por tempo prolongado. Ainda assim, seu uso é amplamente considerado seguro quando respeitadas as orientações médicas”, diz a especialista.
Quais são efeitos colaterais do Ozempic e similares?
Além dos efeitos relatados por Robbie Williams, outros eventos adversos relatados incluem náuseas, artrite e hipotensão, por exemplo. Contudo, a especialista destaca que todos são efeitos colaterais já descritos nas bulas e considerados raríssimos. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico.
Com a repercussão das falas do cantor, o receio entre pessoas que já usam ou pretendem usar a medicação aumentou. Mas a endocrinologista faz um alerta importante:
“É essencial contextualizar os dados. A obesidade é, por si só, um fator de risco para dezenas de doenças graves. Quando o uso é devidamente indicado e acompanhado por um médico, as canetas injetáveis são ferramentas terapêuticas seguras e eficazes.”
Estudos de grandes proporções têm reforçado o potencial dessas drogas na redução de riscos para mais de 40 doenças crônicas, incluindo problemas cardiovasculares, respiratórios, hepáticos e até neurológicos. Contudo, o uso equivocado para emagrecimento sem prescrição pode colocar a vida da pessoa em risco.
“A automedicação pode colocar o paciente em risco e comprometer os desfechos positivos que esses fármacos oferecem quando bem indicados”, afirma a Dra. Deborah Beranger. “Além do tratamento farmacológico, mudanças no estilo de vida seguem como pilares fundamentais no controle do peso e prevenção de doenças. Nesse contexto, alimentação balanceada, prática de atividade física e acompanhamento multidisciplinar são essenciais”, finaliza.