Entenda se é possível ficar resfriado no calor e quais riscos o clima quente pode trazer para quem está doente.
Thyago Soares | 28 de Maio de 2025 às 12:00
Você sabia que os resfriados também são uma ameaça em épocas de climas mais quentes? Nariz entupido, dor de garganta, espirros e indisposição não são exclusividade do inverno. Sim, é possível, e até comum, pegar um resfriado mesmo no calor. Quando as temperaturas sobem, muita gente se surpreende ao apresentar sintomas típicos de gripe ou resfriado e isso apresenta certos riscos devido às altas temperaturas.
Ao contrário do que muitos pensam, os resfriados e gripes não são causado pelo frio em si, mas por vírus que circulam o ano inteiro. No verão, o maior problema que causa a proliferação e o contágio desses vírus é a mudança no comportamento das pessoas, que pode favorecer os surtos de gripe. Ambientes fechados com ar-condicionado, mudanças bruscas de temperatura e a maior exposição a aglomerações, que costumam ser típicas de épocas de calor, tais quais festas e viagens, aumentam o risco de contrair infecções respiratórias mesmo em dias quentes.
Recentemente, as autoridades emitiram um alerta em 20 estados devido ao contágio de gripe, reforçando a necessidade de vacinação. Isso pode deixar muita gente na dúvida, qual a diferença entre o resfriado e a gripe?
Durante o verão, os resfriados são mais comuns, mas é sempre importante observar os sintomas com atenção para descartar infecções mais graves.
É necessário tomar alguns cuidados durante as épocas quentes para evitar cair resfriado.
Mesmo no verão, é possível, e recomendado, adotar hábitos simples para proteger a saúde:
A maioria dos resfriados melhora em 3 a 5 dias com repouso e boa hidratação. No entanto, é importante buscar ajuda médica caso os sintomas durem mais de uma semana ou caso surjam sintomas como febre alta intermitente, tosse com secreção amarelada ou esverdeada.
Gostou da matéria? Compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a entenderem que a saúde merece atenção o ano inteiro!
Siga a Seleções para mais dicas confiáveis sobre bem-estar, prevenção e qualidade de vida.
Gripe comum ou H1N1? Saiba qual a diferença, como identificar e quando se preocupar
Tosse, febre baixa, coriza: quando sintomas leves escondem algo grave?
Leite de mamão faz mal? Entenda os riscos e o que fazer se ingerir
Cientistas apontam que pessoas com este tipo de sangue podem viver mais