Exagerou nas festas? Então descubra como qual é o melhor remédio caseiro para ressaca e se livre de vez do mal-estar.
Mariana Valle | 20 de Outubro de 2021 às 15:00
Embora a ressaca não mate ninguém, ainda assim trata-se de um problema bem incômodo. Mas você sabe o que causa o horrível mal-estar e como curar ressaca?
A ressaca é um problema muito comum causado pelo excesso de ingestão de bebida alcóolica. O excesso de álcool no organismo sobrecarrega a capacidade da enzima álcool desidrogenase (ADH) de metabolizar a substância no fígado. Dessa forma, a cabeça começa a martelar, o estômago se revolta e o corpo fica prostrado. Temperança ou abstinência geralmente são as únicas formas de evitar o problema, mas alguns remédios caseiros para ressaca podem tornar o dia seguinte um pouco mais tolerável.
Prevenção, prevenção, prevenção! Lembre-se de seguir estas dicas simples para nunca mais precisar escolher um remédio para ressaca:
A melhor “cura” para a ressaca é a prevenção. Então, experimente substituir as bebidas alcoólicas por refrigerantes ou água. Depois de beber, reidrate-se com dois copos de água antes de ir para a cama. Mas, se você já tiver passado do ponto e está sofrendo, confira as dicas a seguir para curar a ressaca com métodos caseiros.
Você já deve ter se perguntado, ou até mesmo perguntado para um amigo, o que é bom para a ressaca. De certa forma, não existe unanimidade. Isso porque, cada organismo é único e reage de maneira diferente à ressaca. Dessa forma, existem divergências quanto ao tratamento. Sendo assim, se apegue a opção que melhor funcionar para você, sem testar todas juntas para não sobrecarregar o organismo.
O gengibre acalma o estômago na manhã do dia seguinte, diminuindo a náusea e acelerando o metabolismo. Adoce com bastante mel – isso ajudará a queimar o álcool que ainda restar no organismo. Conheça outros benefícios do gengibre.
Caldos de carne, aves, peixe ou legumes repõem o sal e o potássio e ajudam o corpo a se reidratar. Bebê-lo frio é mais revigorante. Além disso, ajuda a acordar o organismo ainda letárgico devido ao álcool.
A cafeína, um estimulante do sistema nervoso central e vasoconstritor, acalma temporariamente a cabeça dolorida e fornece bastante energia para sair porta afora na manhã seguinte. Mas nunca, jamais faça do café sua saideira, pensando que depois estará sóbrio o suficiente para dirigir. Você não está. Chame um táxi ou então eleja alguém (sóbrio) como seu motorista.
Antes de ir para a cama, beba dois copos de 250 ml de uma bebida isotônica. Isso ajudará a evitar a desidratação e pode afastar uma dor de cabeça – veja como diferenciar dor de cabeça de enxaqueca.
O álcool é um diurético que incentiva a produção de urina, portanto beba muita água para se livrar daquela língua saburrosa e da dor de cabeça. Aposte também em sucos para reidratar e repor os nutrientes perdidos com o excesso de bebida.
O açúcar concentrado no mel transforma as toxinas do álcool que estão no corpo em ácido acético, que é queimado como parte do ciclo metabólico normal. A torrada também é fonte de potássio e sódio, que ajudam o corpo a lidar com a situação.
Você pode ansiar por uma fritada, mas é de ovos que você realmente precisa. Eles contêm cisteína, um aminoácido que ajuda a limpar as toxinas do seu organismo. Mas nada de ovo cru! Cozinhe os ovos para evitar enjoo.
Não se trata de uma cura, mas pode fazer sua manhã começar de uma forma menos penosa. Esta receita reidrata o corpo e diminui a acidez gástrica.
Ingredientes
Modo de preparo
Misture o suco de limão, o mel, o bicarbonato de sódio e o sal na água e beba.
Chame uma ambulância se você estiver com uma pessoa que esteja bebendo muito e ela ficar confusa, vomitar persistentemente ou ficar inconsciente. Esses são sinais de intoxicação alcoólica.