A azia pode causar um grande desconforto, mas felizmente existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas.
O desconforto causado pela azia atinge cerca de 66% dos brasileiros, e em alguns casos ocorre diariamente este incômodo. A azia tem início de modo geral após as refeições e acontece quando o ácido do estômago (suco gástrico) sobe para o esôfago. Atualmente, há muitas formas de combatê-lo, inclusive remédio caseiro para azia.
Leia também: Como evitar gases e barriga inchada
Assim, combate-se a queimação que se irradia pelo peito e atinge do esterno ao pescoço. Portanto, combate-se também arrotos, flatulências e náuseas que podem acompanhar o refluxo ácido, e a sensação de incômodo pode durar de uma a quatro horas.
O que é Azia
Podemos dizer então que, azia não é uma doença, porém, um sintoma relacionado há algum problema de cunho gastrointestinal. Logo, consiste em incômodo, geralmente caracterizado por queimação na região do esôfago e deixa um gosto ácido ou amargo na boca.
O que causa
O esíncter esofágico inferior (EEI), uma válvula muscular situada no terço final do esôfago. Sendo assim, funciona como uma porta de passagem dos alimentos para o estômago e isola o seu conteúdo, bloqueando seu refluxo para o esôfago. Todavia, muitos fatores podem enfraquecer o EEI, resultando na azia.
- Pressão abdominal: A pressão abdominal excessiva causada pela gravidez ou pela obesidade podem debilitar o EEI, impossibilitando que a válvula se feche por completo.
- Alimentos e medicamentos: Alguns alimentos e medicamentos podem também relaxar e dilatar o EEI. Desta forma, o ácido estomacal acaba atingindo o esôfago.
- Ingestão de alimentos ácidos: Outro fator que pode desencadear numa azia é a ingestão de alimentos ácidos, que podem levar a uma produção excessiva de suco gástrico e irritar o revestimento esofágico danificado.
- Comportamento: Há alguns comportamentos que podem nos levar a azia. Por exemplo, comer demais, usar roupar muito apertadas e deitar-se logo após realizar uma refeição. Ocorre que essas ações podem prejudicar o processo digestivo normal, e como consequência podem gerar azia.
Remédio caseiro para azia
A verdade é que não há como ter certeza de qual remédio irá ajudar a aliviar sua azia. Inclusive, alguns podem piorá-la, ao invés de encerrá-la. Não fosse o suficiente, nem sempre temos remédios desse sentido em casa, portanto, temos que nos locomover até uma farmácia mais próxima ou aguardar o prazo de entrega enquanto nos relacionamos com os incômodos crescentes.
Veja também: 8 benefícios da castanha-de-caju que você precisa conhecer
Assim, os remédios caseiros ainda se mostram ótimas opções para se combater a azia. Além de menor risco de complicações, cientistas já estudaram e afirmaram que alguns alimentos e bebidas são capazes de causar alívio dos sintomas.
Chá de gengibre
Segundo os especialistas, o chá de gengibre é uma boa opção de combate a azia. Apesar de picante, o gengibre fortalece o EEI, evitando que o ácido retorne ao esôfago.
Mascar chiclete
Mascar chiclete após as refeições, de preferência sem açúcar, ajuda a melhorar a azia. Algumas pesquisas sugerem que a saliva produzida pela mastigação neutraliza e elimina os sucos estomacais ácidos.
Frutas, verduras e legumes
Muitas pessoas acreditam que esses alimentos sirvam somente para equilibrar uma dieta. Contudo, algumas delas também podem servir como "remédio" contra a acidez e queimação. Nesse sentido, verduras e legumes como brócolis, pepino e espinafre podem neutralizar a azia. Além deles, frutas como mamão (suco ou não) também possuem esse efeito.
Vinagre de Maçã
O vinagre de maçã pode ter diversos usose funções para sua saúde. Sabemos que ele é ácido, logo, podemos pensar que não é uma opção de combate a azia. Todavia, quando utilizado de forma moderada ele pode ajudar no equilibrio do pH do estômago. Este equilibrio ajuda no combate a azia, queimação no estômago e a formação de gases que levam ao arroto ou flatulências.
A razão disto é que, os ácidos encontrados no vinagre de maçã possuem a capacidade de corrigir a acidez em excesso existente no estômago, o que possibilita um maior controle e regulação da acidez encontrada nele. Mas como usar o vinagre como remédio caseiro?
Ingredientes:
- 1 a 2 colheres de sopa do vinagre de maçã;
- 1 copo de água.
como preparar:
Adicione de uma a duas colheres de sopa do vinagre de maçã num copo d'água e misture. Assim, consuam a mistura cerca de 20minutos antes da refeição.
Atenção! É preciso realizar a limpeza bucal imediatamente após o consumo da msitura. Ocorre que, o vinagre de maçã pode causar desgaste do esmalte dos dentes.
Infusão de alteia
A infusão de alteia, ou malva-branca, também pode ser utilizada como solução para aliviar a queimação. A planta possui um efeito natural anti-inflamatório, além de ser calmante e protetor do estômago, sendo assim uma ótima opção contra azia.
ingredientes:
- 1 colher de sopa de raiz de alteia;
- 1xícara de água fervente.
Preparo:
Coloque a colher de sopa de raiz de alteira na xícara com água fervente e deixa a raiz descansar entre 5 e 10 minutos. Depois você deverá coar e pronto! Já estará pronto para consumo.
Atenção: Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.