Confira algumas dicas para preparar refeições saudáveis e manter a dieta e a saúde, sem abrir mão de alimentos deliciosos!
Julia Monsores | 10 de Fevereiro de 2021 às 12:00
Uma das maiores queixas das pessoas quando se fala em cozinhar é a falta de tempo. Mesmo com a mudança de cenário no ano de 2020 e grande parte dos brasileiros passando mais tempo em casa, essa situação não mudou e muitos se tornaram ainda mais adeptos dos serviços de delivery.
E mesmo sabendo que as comidas produzidas em casa são, no geral, mais saudáveis do que as compradas prontas, esse é um hábito ainda pouco explorado.
Um estudo feito pelo Google for Startups Brasil, em junho de 2020, apontou que as buscas por aplicativos de delivery aumentaram 72% no começo da pandemia com relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o número de buscas relacionadas ao setor de comida e bebida subiu 45%.
Esses dados corroboram a famosa crença dos brasileiros de que cozinhar demanda muito tempo e esforço.
Para ajudar a quebrar esse ciclo e a desmistificar o planejamento alimentar, o WW Vigilantes do Peso separou algumas dicas que podem ajudar na organização das refeições da semana. Confira!
O primeiro passo para ter um planejamento alimentar adequado é a organização. É bem provável que em um dia mais corrido você já tenha aberto a geladeira e percebido que não havia nada para comer — apenas aquela lasanha congelada no freezer, cheia de sódio.
Para evitar essas situações que não favorecem a dieta ou a saúde, é fundamental que você planeje um cardápio para a semana e uma lista de compras. Faça da maneira que melhor se adeque à sua rotina: no computador, celular ou à mão, em papel.
O importante é ir até o mercado sabendo exatamente o que você precisa comprar.
Na hora de ir às compras, considere alimentos coringas na lista, como ovos, farinha, aveia, arroz, macarrão integral, leite e temperos. No caso de algum imprevisto, você pode recorrer a uma omelete rápida, uma salada de massa ou uma vitamina.
“É importante ter certeza de que cada refeição contenha grupos de alimentos-chaves que ajudem você a ficar mais satisfeito ao longo do dia: frutas, legumes e verduras, grãos integrais e fontes de proteína magra”, explica Matheus Motta, Nutricionista do WW Vigilantes do Peso.
Segundo ele, esses alimentos possuem benefícios que vão além do emagrecimento: grãos integrais, frutas e verduras são repletos de vitaminas, minerais e fitonutrientes– além de fibras, para melhorar as funções do intestino e a saúde de forma geral.
“Procure acrescentar pelo menos uma porção em cada refeição”, reforça o profissional.
Para agilizar o preparo de suas refeições durante a semana, uma boa dica é deixar as frutas e legumes já prontos para o uso. Assim, deixe-os na geladeira já descascados, cortados e cozidos.
Desse modo, a tarefa de preparo da comida será muito mais fácil. E se sua intenção for produzir refeições saudáveis para levar para o trabalho, cheque também essas dicas!
Evite comprar alimentos industrializados, como biscoitos e salgadinhos, e alguns doces. Evite também aqueles alimentos que parecem, mas não são saudáveis.
Opte por substituições mais saudáveis, como iogurtes, frutas frescas e secas, e pães integrais para lanches saudáveis ao longo do dia. Assim, você não fica com fome e se nutre com alimentos saudáveis!
Por fim, outra dica para conseguir preparar refeições saudáveis sem tomar muito do seu tempo é começar sempre pelas preparações mais longas. Assim, comece sempre por aquelas que vão ao forno, ou demandam muito tempo de cocção.
Desse modo é possível ir preparando outros alimentos ao mesmo tempo em que os pratos mais complexos cozinham.