O apresentador se encontra no Hospital Albert Einstein desde a última segunda-feira (29)
Carol Ávila | 1 de Junho de 2023 às 10:46
A emissora SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) divulgou uma nota na última quarta-feira (31) sobre o estado de saúde do apresentador Raul Gil. Segundo as informações, Raul Gil, aos 85 anos, teve que passar por uma cirurgia e está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O apresentador passou por um tratamento de hiperplasia de próstata, procedimento também conhecido como raspagem de próstata. Em nota, o SBT afirmou que Raul Gil segue internado, mas se recuperando.
Leia também: Homem sofre carga elétrica de 13 mil volts: "Meu coração parou de bater por um tempo"
"O procedimento foi um sucesso e ele está se recuperando bem, com possibilidade de alta ainda hoje", afirmou a emissora.
Em entrevista para a TV Globo, o filho do apresentador, Raul Gil Júnior, informou que a cirurgia ocorreu bem e que está esperançoso pelo pai. "Estamos otimistas quanto à sua recuperação. A equipe do Dr Sérgio Filisola do Hospital Albert Einstein foi muito competente e cuidou bem do meu pai durante todo o processo. Estamos confiantes de que, com os cuidados adequados e o tempo de repouso necessário, ele se recuperará rapidamente", disse.
A hiperplasia de próstata, também conhecida como aumento benigno da próstata, é uma condição que afeta cerca de 80% dos homens na faixa etária entre 70 e 80 anos.
Com o passar do tempo, é comum que a glândula aumente de tamanho devido ao crescimento de células benignas, ou seja, não configura um câncer. As causas ainda são incertas, mas estima-se que é o resultado de uma alteração hormonal.
Alguns dos sintomas mais comuns são:
Leia também: Falsa médica com 86 mil seguidores é presa em flagrante; entenda o caso
Existem diversas opções de tratamento disponíveis para a hiperplasia de próstata, dependendo da gravidade dos sintomas e do impacto na qualidade de vida do paciente. No caso do apresentador Raul Gil, foi necessária uma cirurgia de raspagem de próstata.
Também conhecido como ressecção endoscópica da próstata (RTUp), o procedimento cirúrgico é feito por uma endoscopia, através da uretra. O tratamento costuma deixar os pacientes internados por 2 dias.
Câncer de próstata: novo exame de sangue detecta doença em 94% dos casos
Como prevenir o câncer de próstata
Novas esperanças para quem sofre com câncer de próstata
Problemas da próstata: saiba como a alimentação pode ajudar
9 medidas para prevenir problemas na próstata
Conheça o novo tratamento para a hiperplasia prostática benigna