Quem tem pressão alta pode comer pitaya? Veja os prós e contras da fruta

Pitaya é contraindicada para quem tem hipertensão? Veja como consumir de forma segura

Bella Assis e atualizado por Douglas Ferreira | 5 de Março de 2024 às 11:00

Confira se quem tem pressão alta pode comer pitaya - Grazi Brescia / iStock

A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, tem ganhado destaque nas prateleiras e nas redes sociais. Rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, ela é considerada uma aliada da saúde. Mas será que quem tem pressão alta pode incluir essa fruta no cardápio sem preocupação?

O que é pressão alta?

A pressão alta, ou hipertensão arterial, é uma condição crônica caracterizada pela elevação da pressão do sangue nas artérias. Se não tratada, ela pode causar doenças cardiovasculares, derrames, problemas renais e até morte súbita.

A hipertensão ocorre quando a força do sangue contra as paredes das artérias se eleva, podendo levar a sérios problemas de saúde, como doenças cardíacas, derrames e problemas renais.

RELACIONADAS

7 bibliotecas surpreendentes ao redor do mundo

Coceira na região íntima como a de Raquel Brito pode ser causada por problema comum; saiba qual

Atriz Fernanda Rodrigues conta que descobriu traição ao vivo pela TV

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 30% da população brasileira adulta sofre com hipertensão. A boa notícia é que hábitos saudáveis, incluindo uma alimentação balanceada, podem ajudar no controle da pressão.

Pitaya faz mal ou bem para hipertensos?

A pitaya pode ser um aliado natural no controle da pressão arterial. Rica em nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, a fruta possui características que contribuem para a saúde cardiovascular. Além disso, a pitaya é naturalmente pobre em sódio, um mineral que em excesso contribui para a hipertensão.

Leia também: 5 provas de que você deveria incluir a pitaya na sua alimentação

Essa fruta também é rica em potássio, mineral que ajuda a regular a pressão arterial. O potássio atua equilibrando os efeitos do sódio no corpo, reduzindo a pressão arterial. A fruta contém antioxidantes que combatem os radicais livres, moléculas que podem danificar as células e contribuir para doenças cardiovasculares. Os antioxidantes da pitaya ajudam a proteger o coração e reduzir o risco de doenças relacionadas à hipertensão.

Existe contraindicação para o consumo da pitaya?

Embora a pitaya não seja contraindicada para hipertensos, é importante consultar seu médico ou nutricionista antes de incluí-la na sua dieta, especialmente se estiver fazendo uso de medicamentos para pressão ou tiver outras comorbidades. Isso porque a fruta contém açúcares naturais, podendo não ser a melhore escolha para pessoas com diabetes ou pré-diabetes. Além disso, a ingestão em excesso pode causar diarreia leve.

Sendo assim, se você tem pressão alta, o ideal é incluir a pitaya como parte de uma dieta variada e equilibrada e prefira a fruta in natura, em sucos naturais ou smoothies, sem adição de açúcar, evitando exageros.


Gostou da matéria? Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.

Compartilhe:
saúde pitaya pressão alta Fruta-do-dragão

AS MAIS LIDAS

Como escolher pitaya: veja qual tipo é ideal para cada ocasião e nunca mais erre

10 benefícios da pitaya que você precisa conhecer

Conheça os benefícios da pitaya vermelha que vão melhorar sua saúde

Quem tem diabetes pode comer pitaya? Especialista responde