Quantos banhos você deve tomar por dia? Cientistas respondem

Cientista estudou qual a frequência ideal para se tomar banho e pegou a internet de surpresa.

Thyago Soares | 31 de Janeiro de 2025 às 12:00

O hábito de se banhar com frequência é tido como algo muito benéfico. - Maridav / iStock

Que o brasileiro é um dos povos que tem o hábito de tomar a maior quantidade de banhos por dia não é novidade, mas afinal, será que esse hábito faz realmente bem? Segundo os cientistas, o costume de tomar muitos banhos por dia não necessariamente significa ter higiene.

O médico James Hamblin se debruçou sobre os hábitos de higiene, especificamente sobre os banhos. “Quanto isso é realmente necessário para a saúde? E quanto é apenas uma questão de preferência pessoal? Será que estou desperdiçando tempo e dinheiro? Seria melhor se eu fizesse menos?”, questionou o pesquisador.

A fim de responder às suas próprias perguntas, Hamblin, que é pesquisador e médico especializado em medicina preventiva, se privou de tomar banho por impressionantes cinco anos.

RELACIONADAS

17 ideias de maquiagem com batom vermelho para arrasar no look

Como se comunicar na era digital da maneira certa

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

Através do livro ‘The Clean Skin’, lançado em 2020, o homem documentou todo o seu processo. Segundo ele, esses anos nos quais se privou do banho foram imprescindíveis para que ele chegasse à conclusão de que tomar um determinado número de banhos por dia não significa ser uma pessoa higiênica.

“A higiene inclui coisas como lavar as mãos depois de usar o banheiro para evitar a disseminação de fluidos corporais, ou não espirrar na mão e depois cumprimentar alguém, são os princípios básicos do que você faz especificamente para não transmitir doenças ao exterior”, explicou à CNN.

O médico também aponta que o uso de determinados produtos de higiene e beleza não necessariamente são necessários para assegurar uma boa limpeza. Segundo ele, os sabonetes estão entre esses produtos. Hambling afirma que a limpeza proveniente do uso desses produtos na verdade vem do atrito e da força mecânica exercida ao passar o produto na pele, não do uso ou da composição do produto em si.

Segundo o médico, não existe uma definição universal de qual é o tipo de banho ideal ou a frequência com a qual você deve se banhar.

Compartilhe:
saúde higiene bem-estar banho pesquisa

AS MAIS LIDAS

Christina Aguilera revela problemas no joelho devido ao salto alto; entenda consequências do uso do calçado

Conheça o segredo de Yasmin Brunet para melhorar o metabolismo

Uso de ar-condicionado prejudica a saúde? Entenda;

Saiba o que é mieloma e entenda os principais sintomas