Quanto tempo dura uma queimadura de sol e o que fazer para agilizar?

Saiba qual a duração de uma queimadura solar e o que você pode fazer para aliviar os sintomas de forma mais veloz.

Thyago Soares | 16 de Setembro de 2025 às 10:00

É necessário tratar as queimaduras de sol de forma adequada para aliviar os sintomas. - Reprodução / Freepik

O hábito de tomar sol durante os dias de calor é algo bastante comum, porém, as pessoas frequentemente passam do ponto e esquecem de reforçar o uso de protetor solar, o que as deixa suscetíveis à queimaduras de sol. Pele quente, vermelhidão e alta sensibilidade são alguns dos sintomas da insolação, que pode ser algo bastante incômodo. Fique conosco para saber quanto tempo essas queimaduras costumam durar e como recuperar a pele!

Quanto tempo a pele demora para se recuperar de uma queimadura de sol?

A duração de uma queimadura solar varia conforme a intensidade da exposição e o tipo de pele da pessoa que foi exposta. Em casos leves, quando há apenas vermelhidão e sensibilidade, os sintomas podem melhorar entre quatro a seis dias, já em queimaduras mais intensas, que causam bolhas e descamação, o processo pode levar de em torno de duas semanas para a recuperação, segundo publicação do Healthline.

Além de desconforto, as queimaduras solares representam uma agressão às células da cútis e a exposição excessiva ao sol pode ocasionar no envelhecimento precoce e também no surgimento de câncer de pele. É imprescindível prevenir esse tipo de queimadura com o uso de protetor solar e evitando a exposição excessiva aos raios solares. 

RELACIONADAS

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

Chili de salsicha delicioso e fácil de fazer

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

O que fazer para aliviar os sintomas e agilizar a recuperação

Depois da exposição exagerada ao sol, a primeira medida é hidratar a pele com o uso de loções ou produtos com efeito refrescante que ajudam a reduzir a sensação de calor e o ressecamento. Além disso, você pode se valer da aplicação de compressas frias sobre as zonas de maior incômodo a fim de aliviar os sintomas. 

Outra dica imprescindível é se caso houver o surgimento de bolhas, não as estoure, uma vez que isso pode ocasionar em infecções. Também é preferível que o indivíduo evite  novas exposições ao sol até que a pele esteja completamente recuperada.

Nos casos em que surgem bolhas grandes, febre, calafrios ou mal-estar, é fundamental procurar atendimento médico, já que a queimadura pode ser de maior gravidade.

Compartilhe:
pele saúde insolação queimadura solar

AS MAIS LIDAS

Tontura ao levantar: quando é normal e quando é sinal de alerta

Ficar triste depois do parto é normal? Veja o que diz especialista

Analgésicos podem aumentar a resistência a antibióticos, alerta estudo

Dormir de lado, de barriga para cima ou para baixo: qual é a posição mais saudável?