Saiba quais são os tipos de queijo mais saudáveis para você colocar na sua rotina alimentar sem culpa.
Thyago Soares | 3 de Setembro de 2025 às 08:00
O queijo está entre os alimentos favoritos de muita gente e quando pensamos em uma dieta equilibrada, essa iguaria costuma ser motivo de dúvidas. Afinal, será que o queijo pode ser benéfico para quem deseja emagrecer? Proteico, esse alimento também pode possuir uma quantidade considerável de sódio e gorduras. A boa notícia é que devido ao tipo de preparo, alguns tipos de queijo podem ser incluídos em sua alimentação sem culpa!
Entre os queijos mais recomendados para uma dieta equilibrada, o queijo tipo cottage é frequentemente mencionado como a melhor opção! Esse alimento é Rico em proteínas de digestão lenta, tal qual a caseína, e com baixo teor de gordura e calorias. Esse queijo também promove saciedade e mantém os níveis de energia por mais tempo, segundo publicação do site Eating Well.
Outra boa escolha de queijo para você incluir em sua dieta é a mozzarella, que oferece cálcio e proteína em uma versão mais leve, perfeita para quem quer queijo sem exageros de calorias. Agora para quem aprecia queijos mais fortes, o feta aparece como opção interessante.
O parmesão, por sua vez, é baixo em lactose e extremamente saboroso, o que possibilita dar um toque especial às preparações com pequenas porções. Mesmo que o objetivo seja emagrecimento ou manutenção do peso, os queijos podem fazer parte de uma dieta equilibrada quando consumidos com moderação.
O segredo para fazer isso está em observar a quantidade e a frequência com a qual você vai comer esse alimento. Porções menores, de cerca de 30 gramas, já fornecem proteínas e cálcio sem sobrecarregar o organismo com gordura e sódio. Além disso, optar por queijos com menor teor de gordura ou versões light ajuda a manter o equilíbrio da dieta, permitindo saborear o alimento sem culpa.
Vale ressaltar que é imprescindível consultar o seu nutricionista para assegurar uma inserção adequada dos queijos em sua alimentação.
Como parar de tossir sem tomar remédio, segundo especialista
Câncer de mama é hereditario? Entenda como a genética influência no surgimento da doença
O que a cor da urina pode revelar sobre sua saúde e quando se preocupar
Ruído branco, rosa e marrom: qual ajuda mais no sono e como cada um afeta o cérebro