Psoríase pode virar câncer de pele? Especialista esclarece medo comum

A psoríase é uma doença inflamatória da pele que gera muitas dúvidas. Entenda se ela pode evoluir para câncer de pele e o que dizem os dermatologistas.

Carol Peres | 1 de Novembro de 2025 às 11:00

Saiba o que os estudos observaram quanto aos dois problemas de saúde. - Freepik

A psoríase é uma doença crônica e autoinflamatória de pele caracterizada pelo surgimento de manchas róseas ou avermelhadas, cobertas por escamas esbranquiçadas. As informações são da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Biblioteca Virtual em Saúde. 

Embora seja um problema de saúde relativamente comum, muitas pessoas ainda possuem dúvidas quando a natureza dessa condição e suas possíveis complicações. Um questionamento que pode surgir é se as lesões da psoríase podem evoluir para um câncer de pele. A relação entre as duas doenças tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores, e nós te explicamos em detalhes a seguir. 

A psoríase pode virar um câncer de pele?

A lesão causada pela psoríase não pode evoluir para um câncer de pele. No entanto, alguns estudos demonstraram que a natureza inflamatória da doença, tratamentos com imunossupressores e terapias com luz ultravioleta (UV), maior prevalência de comorbidades e fatores de risco da doença estão associados a um risco maior de câncer. Não é a lesão que pode estar associada ao problema, mas as condições do organismo da pessoa que tem a psoríase

RELACIONADAS

Chili de salsicha delicioso e fácil de fazer

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

Os resultados observados na pesquisa 'The Risk of Cancer in Patients With Psoriasis' constataram um pequeno aumento na possibilidade de desenvolvimento da doença, sendo necessários mais estudos para aprofundar e detalhar essa relação. Portanto, é importante reconhecer que o risco existe, mas sem necessidade de desespero. 

Já a publicação 'Psoriasis and skin cancer – Is there a link?' aponta que existe uma tendência ao desenvolvimento de doenças no geral, para quem sofre com a psoríase. Mas esses fatores de riscos são influenciados também ao estilo de vida do paciente, não somente à patologia.

"Estudos recentes mostraram que a psoríase pode estar relacionada ao aumento do câncer de pele não melanoma, a câncer tipo linfoma, câncer de colon, bexiga, câncer de fígado. Então, eles encontraram não uma incidência muito alta nos pacientes com psoríase, mas é uma incidência maior do que na população geral", explica a dra. Anelise Rocha Raymundo no canal do YouTube da Psoríase Brasil. 

Por isso, é fundamental que a pessoa diagnosticada com psoríase realize o acompanhamento com dermatologista e outros médicos que possam ajudar no caso de outras necessidades. Se você tem essa condição de pele, o dermatologista Dominic Wu recomendou, em publicação da Universidade de Harvard, que você converse com o seu médico sobre exames de rotina que visem a identificação do câncer

"Esse conhecimento é muito importante para que o médico que vai te acompanhar possa te orientar, possa escolher o tratamento adequado, monitorar o paciente para determinados tipos de câncer e para que possa orientar os pacientes a aderir um estilo de vida que previna esses tipos de câncer", complementa a dra. Anelise.

Como prevenir o câncer se você tem psoríase

A publicação da Harvard sugere os seguintes cuidados de prevenção, aliados ao acompanhamento médico regular:

Se você tem psoríase ou notou alterações diferentes na pele, procure um dermatologista. O diagnóstico correto é o primeiro passo para cuidar da saúde e manter a tranquilidade. Lembre-se de cuidar bem do seu corpo e que a Seleções está aqui para te ajudar a viver com mais saúde e bem estar, então não deixe de assinar a nossa revista!

Compartilhe:
câncer de pele saúde psoríase psoríase pode virar câncer de pele?

AS MAIS LIDAS

O que é metástase? Entenda o caso raro de paciente que recebeu órgão com câncer

Estudo identifica origem da psoríase e pode facilitar tratamento da doença

5 coisas que aumentam os riscos de câncer de pele e você não sabia

Sistema imunológico: veja como reforçá-lo e evitar doenças