A psoríase é uma doença inflamatória da pele que gera muitas dúvidas. Entenda se ela pode evoluir para câncer de pele e o que dizem os dermatologistas.
A psoríase é uma doença crônica e autoinflamatória de pele caracterizada pelo surgimento de manchas róseas ou avermelhadas, cobertas por escamas esbranquiçadas. As informações são da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Biblioteca Virtual em Saúde.
Embora seja um problema de saúde relativamente comum, muitas pessoas ainda possuem dúvidas quando a natureza dessa condição e suas possíveis complicações. Um questionamento que pode surgir é se as lesões da psoríase podem evoluir para um câncer de pele. A relação entre as duas doenças tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores, e nós te explicamos em detalhes a seguir.
A psoríase pode virar um câncer de pele?
A lesão causada pela psoríase não pode evoluir para um câncer de pele. No entanto, alguns estudos demonstraram que a natureza inflamatória da doença, tratamentos com imunossupressores e terapias com luz ultravioleta (UV), maior prevalência de comorbidades e fatores de risco da doença estão associados a um risco maior de câncer. Não é a lesão que pode estar associada ao problema, mas as condições do organismo da pessoa que tem a psoríase.
Os resultados observados na pesquisa 'The Risk of Cancer in Patients With Psoriasis' constataram um pequeno aumento na possibilidade de desenvolvimento da doença, sendo necessários mais estudos para aprofundar e detalhar essa relação. Portanto, é importante reconhecer que o risco existe, mas sem necessidade de desespero.
Já a publicação 'Psoriasis and skin cancer – Is there a link?' aponta que existe uma tendência ao desenvolvimento de doenças no geral, para quem sofre com a psoríase. Mas esses fatores de riscos são influenciados também ao estilo de vida do paciente, não somente à patologia.
"Estudos recentes mostraram que a psoríase pode estar relacionada ao aumento do câncer de pele não melanoma, a câncer tipo linfoma, câncer de colon, bexiga, câncer de fígado. Então, eles encontraram não uma incidência muito alta nos pacientes com psoríase, mas é uma incidência maior do que na população geral", explica a dra. Anelise Rocha Raymundo no canal do YouTube da Psoríase Brasil.
Por isso, é fundamental que a pessoa diagnosticada com psoríase realize o acompanhamento com dermatologista e outros médicos que possam ajudar no caso de outras necessidades. Se você tem essa condição de pele, o dermatologista Dominic Wu recomendou, em publicação da Universidade de Harvard, que você converse com o seu médico sobre exames de rotina que visem a identificação do câncer.
"Esse conhecimento é muito importante para que o médico que vai te acompanhar possa te orientar, possa escolher o tratamento adequado, monitorar o paciente para determinados tipos de câncer e para que possa orientar os pacientes a aderir um estilo de vida que previna esses tipos de câncer", complementa a dra. Anelise.
Como prevenir o câncer se você tem psoríase
A publicação da Harvard sugere os seguintes cuidados de prevenção, aliados ao acompanhamento médico regular:
- Parar de fumar;
- Diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas;
- Seguir uma dieta balanceada;
- Praticar exercícios regularmente.
Se você tem psoríase ou notou alterações diferentes na pele, procure um dermatologista. O diagnóstico correto é o primeiro passo para cuidar da saúde e manter a tranquilidade. Lembre-se de cuidar bem do seu corpo e que a Seleções está aqui para te ajudar a viver com mais saúde e bem estar, então não deixe de assinar a nossa revista!