Saiba de quais formas o pistache, essa oleaginosa que ficou tão popular, pode contribuir para a sua saúde.
Thyago Soares | 3 de Abril de 2025 às 11:57
Você deve ter percebido que o pistache se tornou uma verdadeira febre, não é mesmo? Essa oleaginosa se popularizou e começou a integrar cardápios de sorveterias, cafés e docerias mundo afora. Além de deliciosa, a oleaginosa pode oferecer uma série de benefícios para a saúde.
O pistache faz parte da família Anacardiaceae e se caracteriza por ter uma casca rígida que envolve um fruto de tonalidade verde-amarelada. Esse alimento também oferece vários nutrientes para o corpo, tal qual a vitamina B6. Por ser rico em antioxidantes, carotenóides e luteína, o pistache beneficia a saúde ocular, protegendo os olhos contra danos e doenças como a catarata.
O pistache é rico em gorduras benéficas, incluindo as monoinsaturadas e poli-insaturadas, esses tipos de gorduras auxiliam na diminuição do colesterol LDL, conhecido como "ruim", e no aumento do colesterol HDL, considerado "bom", promovendo o bem-estar do coração e do sistema circulatório.
O pistache é uma excelente alternativa de proteína de origem vegetal, sendo uma escolha nutritiva para quem adota dietas vegetarianas ou veganas. Uma porção de aproximadamente 30 gramas desse fruto seco fornece cerca de seis gramas de proteínas. A oleaginosa também possui uma boa quantidade de aminoácidos, o que contribui na formação de massa magra.
O pistache é uma fonte significativa de potássio, um mineral essencial para o equilíbrio da pressão arterial. Pesquisas indicam que seu consumo pode ter impactos positivos na regulação da pressão devido à sua composição rica nesse nutriente.
O pistache possui um índice glicêmico reduzido, graças à sua alta concentração de fibras e gorduras benéficas. Isso significa que seu consumo não provoca aumentos rápidos na taxa de açúcar no sangue, tornando-o uma alternativa interessante para diabéticos ou para aqueles que buscam manter a glicose sob controle.
4 dicas para aproveitar a Páscoa sem engordar e sem prejudicar sua saúde
Médica de Tony Bellotto e Preta Gil fala sobre tratamento dos artistas: "extremamente resilientes"
Ator da Marvel revela que "ritual" com Arnold Schwarzenegger o fez contrair infecção pulmonar
Morre Roberta Flack, voz de “Killing Me Softly" e ícone do soul e do R&B