Cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, conduziram uma pesquisa inovadora com o objetivo de investigar se a profissão de uma mulher pode impactar o risco de desenvolver câncer no ovário após dez anos ou mais de atuação na mesma atividade.
Os resultados preliminares apontam para uma descoberta preocupante: algumas profissões podem aumentar o risco oncológico em até três vezes. Dentre essas ocupações estão cabeleireira e esteticista.
Leia também: "Dieta do sexo": conheça a dieta que promete queimar até 8 mil calorias em horas
O estudo, focado no risco de câncer de ovário relacionado a determinadas profissões, foi publicado na renomada revista Occupational and Environmental Medicine. É importante ressaltar que essas conclusões devem ser tratadas como um alerta e não como uma sentença definitiva.
Os limites do estudo
Os próprios autores do estudo afirmam que a pesquisa ainda precisa de aprofundamento, pois poucos casos foram considerados para a análise. Menos de 1,5 mil voluntárias canadenses foram incluídas nas estimativas, e somente 491 delas foram diagnosticadas com câncer.
Apesar de apresentar uma lista provisória, é certo que algumas ocupações, indústrias e exposições ocupacionais específicas podem estar associadas ao risco de câncer de ovário. Porém, para termos uma compreensão completa, é imprescindível que mais estudos sejam realizados.
Leia também: 5 posições sexuais para mulher alcançar orgasmo mais rápido
Profissões que elevam o risco de câncer nos ovários
Dentre as profissões analisadas pelo estudo, as que podem aumentar orsco de desenvolver câncer nos ovários em três vezes são:
- Profissional do ramo da construção civil
- Cabelereira e esteticista
- Contadora e cargos associados com a parte contábil
- Costureira
- Vendedora e assistente de loja
Segundo os resultados, algumas hipóteses indicam que em seus trabalhos, as mulheres das profissões citadas são mais expostas à certas substâncias que podem estar associados ao câncer. São elas:
- Amônia;
- Peróxido de hidrogênio
- Fibras sintéticas
- Fibras de poliéster
- Corantes
- Alvejantes
- Formaldeído (formol)
- Etanol e isopropanol
E aí, curtiu o conteúdo? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!