A congestão é um problema sério. Mas com alguns métodos caseiros simples é possível prevenir a sinusite e as infecções dos seios da face.
Os seios da face são oito cavidades sob a pele e os ossos do rosto. Sua função ainda é um mistério, mas o inchaço causado por doenças como a sinusite e a consequente obstrução das minúsculas aberturas de drenagem dos seios aprisionam o muco e podem causar diversos problemas de saúde.
Leia também: Guia completo para prevenir resfriados
A retenção de muco, além de provocar pressão e dor, serve de abrigo para a proliferação de vírus e bactérias. Sendo assim, é importante ficar atento para prevenir crises de alergia respiratória e seguir as nossas dicas para aliviar a congestão e facilitar a drenagem.
Sintomas comuns da congestão nasal
- Pressão e dor na altura das bochechas, atrás dos olhos (não raro unilateral), na maxila ou nos dentes maxilares.
- Secreção nasal verde, amarela ou marrom.
- Febre acima de 38,3°C.
- Cansaço extremo; diminuição do paladar ou do olfato, tosse provocada por gotejamento pós-nasal.
- Mau hálito recente ou incomum.
Para saber mais sobre as causas, sintomas e tratamento da sinusite, veja a nossa matéria completa sobre o assunto!
6 dicas para prevenir a infecção dos seios da face e a sinusite
1. Lave com solução salina
Durante milhares de anos, as pessoas lavaram os seios da face com água salgada ou água do mar para evitar problemas. Hoje, essa é uma prática recomendada pela ciência. Os pesquisadores do Hospital Real de Otorrinolaringologia, na Inglaterra, reavaliaram oito estudos e concluíram que a lavagem diária com solução salina reduzia em até 72% o risco de infecções crônicas dos seios da face. A lavagem também pode evitar que um resfriado se transforme em sinusite.
Você pode comprar um utensílio próprio chamado lota – semelhante a um regador bem pequeno – em lojas de produtos naturais, ou usar um aspirador nasal para lavar as narinas com água salgada. Misture ¼ de colher (chá) de sal de cozinha e ¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio em 250 mL de água morna. Sobre uma pia, incline a cabeça para o lado e despeje lentamente a solução na narina voltada para cima. Relaxe e respire pela boca enquanto o líquido sai pela outra narina. Cuspa a solução que chegar à boca. Repita até usar toda a solução.
2. Hidrate o corpo
O muco retido nos seios da face durante um resfriado, uma gripe ou uma crise alérgica é um meio propício à proliferação de vírus e bactérias. Beba, no mínimo, seis a oito copos de água, chá ou outro líquido sem resíduos, por dia, para diluir o muco e facilitar a drenagem. Se preferir, faça uma inalação de vapor durante 10 minutos: sobre um recipiente com água quente, incline a cabeça coberta por uma toalha para reter o vapor. Você também pode tomar uma ducha quente ou aproveitar a sauna a vapor da academia.
Se o ar na sua casa ou no escritório for muito seco, use um umidificador ou vaporizador. Mas não se esqueça de limpá-lo regularmente, seguindo as orientações do fabricante.
3. Aqueça os seios da face
Quando a pressão nos seios da face aumenta, uma xícara de chá quente e/ou uma toalhinha aquecida acima das bochechas pode ajudar. O calor também estimula a atividade dos cílios, pelos microscópicos existentes nos seios da face. Eles normalmente movimentam-se para a frente e para trás com uma frequência de 700 batimentos/minuto para mover o muco. Durante um resfriado ou uma gripe, os movimentos tornam-se mais lentos e caem para cerca de 300 por minuto. Portanto, o calor parece ajudá-los a manter o ritmo.
4. Modere o uso de descongestionantes nasais
Esses medicamentos causam a constrição dos vasos sanguíneos nasais, aliviando o inchaço e desobstruindo as fossas nasais. No início de um resfriado ou gripe, o uso de um descongestionante facilita a drenagem. Mas o uso em excesso pode provocar consequências negativas e até “congestão de rebote” ao fim do efeito de cada dose. Nosso conselho: nunca use uma solução nasal descongestionante por mais de três dias, e use com moderação os comprimidos descongestionantes; eles podem causar o espessamento do muco.
5. Pergunte sobre medicamentos preventivos
Se você teve vários episódios de congestão dos seios da face ou sinusite em um ano, ou se seus resfriados ou crises alérgicas tendem a se transformar em infecções dos seios da face, pode ser conveniente o tratamento com antibióticos ou o uso de soluções nasais de corticoide, que permitem a drenagem sem os efeitos colaterais dos descongestionantes tópicos.
6. Não assoe o nariz com força
Segundo especialistas, assoar o nariz com força desencadeia uma “congestão nasal reflexa” – reação natural que ocorre quando você espirra. Aumentando, dessa forma, o fluxo sanguíneo e causando edema dos tecidos nasais. Ou seja, ela cumpre um propósito: evitar que elementos nocivos voltem a entrar no nariz ou que ascendam por ele. Mas assoar o nariz com muita força também causa essa reação. Resultado: o nariz fica ainda mais congestionado. A melhor maneira de manter as fossas nasais desobstruídas é assoar o nariz com delicadeza.
O que há de novo para a prevenção da sinusite
Inegavelmente, a inalação de antibióticos por nebulizador pode ser útil se a cirurgia dos seios da face e outros tratamentos não tiverem resolvido o problema crônico.
Em um estudo realizado pela Universidade de Stanford, do qual participaram 42 pessoas com infecções repetidas dos seios da face, 76% tiveram grande melhora depois da nebulização com antibióticos por três semanas. Posteriormente, não tiveram outra infecção por 17 semanas, em média. Enquanto, antes do tratamento, essas pessoas tinham infecção recorrente, aproximadamente a cada seis semanas.
Gostou das dicas acima? Então, veja também 10 dicas caseiras para tratar a sinusite e não sofrer como a cantora Sandy!
Atenção: Esta matéria tem como objetivo fornecer ao leitor informações úteis sobre saúde e bem-estar. Portanto, a leitura deste texto não deve substituir o aconselhamento médico profissional. Se você tiver dor no rosto ou na mandíbula e/ou febre acima de 38,3°C com congestão dos seios da face, procure um médico.