Após 6 dias de investigação, a artista recebeu o diagnóstico definitivo.
Na última quinta-feira (5), a cantora Preta Gil deu entrada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Com fortes dores abdominais, a artista passou os últimos seis dias investigando a origem do incômodo com a equipe médica. Contudo, após muitos exames, foi dado o diagnóstico definitivo de câncer no intestino.
Assim como Preta Gil utilizou sua conta oficial do instagram para divulgar a internação.Agora, utilizou para atualizar seus fãs e admiradores sobre o seu quadro de saúde e anunciar o diagnóstico definitivo.
Leia também: Câncer colorretal atinge centenas de brasileiros todos os anos
"Estive nos últimos 6 dias internadas na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por conta de um desconforto que vinha sentindo e graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um Adenocarcinoma na porção final do instestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante.", escreveu Preta Gil em seu instagram.
Conheça os sintomas do câncer de cólon
O câncer de cólon é o terceiro tipo mais comum, representando 10% dos novos casos de câncer. No geral, as pessoas com idade igual ou acima de 50 anos são mais propensas a ter este tipo da doença. Porém, pessoas mais jovens também podem ser atacados com a doença.
Da mesma forma, pessoas com mais idade podem apresentar o câncer de cólon. Recentemente, brasileiros e fãs do futebol ficaram abalados com a morte de Pelé, vítima de complicações de um câncer no instestino.
Leia também: Jovem que fingiu ter câncer para aplicar golpes é indiciada por estelionato
O câncer de cólon é uma doença que se inicia na parte do instestino grosso chamada cólon, no reto e no ânus. Todavia, assim como os outros tipos, há tratamento para ele e quanto mais cedo é realizado o diagnóstico, maiores são as chances de um resultado positivo.
Entretanto, o câncer de cólon e reto não costuma apresentar sintomas em seus estágios iniciais, o que dificulta a detecção precoce. Sendo assim, é importante sabermos de alguns sinais que podem aparecer:
- Mudança injustificada de hábito intestinal, incluindo diarreia ou constipação;
- Fezes pastosas de cor escura ou em forma de fita;
- Desconforto gástrico, como cólicas, gases ou dor;
- Fraqueza ou fadiga;
- Perda de peso injustificada;
- Náuseas e vômitos constantes;
- Sensação dolorida na região anal, com esforço ineficaz para evacuar.
Assim como devemos ter atenção com esses sintomas que podem surgir, é bom termos cuidado com alguns hábitos. Por exemplo, excesso de peso e uma alimentação não saudável. A propósito, cientistas investigam relação entre glicemia e tipos de câncer.
Portanto, hábitos saudáveis e estar com o alerta ligado para caso aconteça algum desses sintomas mencionados acima, podem ser grandes alidos para se chegar num diagnóstico precoce de câncer de cólon. Desta forma, o médico poderá iniciar o tratamento com maior rapidez e consequentemente aumentar as chances de sucesso.
Atenção: Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.