A praticidade da air fryer pode esconder perigos para a saúde.
As air fryers estão entre os utensílios domésticos que mais ganharam popularidade nos últimos anos. Essas fritadeiras prometem trazer praticidade para o seu dia a dia e proporcionar refeições mais saudáveis e livres do excesso de gordura. Contudo, muitos usuários de air fryer não imaginam que as fritadeiras de ar podem acabar representando uma série de riscos para a saúde.
Nutricionistas alertam que na hora de preparar as suas refeições com o auxílio de uma air fryer, é imprescindível se atentar para o ponto de cozimento dos alimentos, uma vez que às vezes as proteínas podem estar douradas e cozidas por fora, mas cruas por dentro.
Ingerir alimentos cozidos inadequadamente pode representar uma série de riscos para o bem-estar e colocar a sua saúde em um risco delicado.
Riscos de comer alimentos mal cozidos
Alimentos mal cozidos podem ser vetores de doenças e acabar prejudicando a saúde. É imprescindível tomar cuidado com a manipulação e preparação desses alimentos, em especial de origem animal.
"É muito importante as pessoas terem cuidado ao ingerir alimentos crus ou mal passados. Eles podem ser vetores de transmissão de doenças, especialmente parasitas, bactérias e vírus", afirmou o infectologista Jean Gorinchteyn em entrevista ao Uol.
Acontece que quando um alimento é preparado em altas temperaturas e tem a sua cocção feita de maneira correta, ele acaba sendo esterilizado e tem os microrganismos eliminados, tornando aquele alimento seguro para consumo.
Algumas das principais doenças que são transmitidas pela má manipulação e cozimento inadequado de alimentos de origem animal são a intoxicação pela bactéria salmonella, o botulismo, a amebíase e até mesmo a toxoplasmose.
Por isso, a fim de evitar danos para a saúde é de suma importância se certificar de que ao preparar alimentos com a ajuda da sua air fryer, as proteínas estejam devidamente cozidas por dentro, não apenas por fora.