Especialistas explicam que o álcool pode ser prejudicial para o processo de ganho de massa muscular.
A participação da musa fitness Gracyanne Barbosa no BBB25 segue chamando a atenção e gerando curiosidade. Uma das peculiaridades acerca da alimentação da ex-esposa do cantor Belo é que ela não consome bebidas alcoólicas e não pretende mudar isso nem mesmo durante a sua participação no BBB. Mas afinal, qual é o motivo disso?
Porque as pessoas fitness não consomem álcool?
Isso se deve ao efeito que o álcool causa nos músculos. Segundo o personal trainer e nutricionista Rubens Gomes, mais conhecido como Coach Rubens, o consumo de álcool pode impactar negativamente o desempenho físico.
“Ele inibe o processo de queima de gordura, agindo diretamente nos adipócitos (células especializadas em armazenar gordura), e também participa de um processo de impedimento da síntese proteica, que é exatamente o fenômeno que ocorre dentro do músculo para que se ganhe massa muscular”, explicou o profissional em entrevista à CNN.
Os músculos são compostos principalmente por duas proteínas essenciais, a actina e a miosina, que se fortalecem por meio de treinamento com pesos, como a musculação. Para que o desenvolvimento dos tecidos musculares ocorra de forma eficiente, é indispensável manter uma alimentação equilibrada e garantir um período adequado de descanso.
O consumo de álcool pode comprometer esse processo, dificultando a síntese dessas proteínas e afetando o crescimento muscular. “A capacidade de esse aumento acontecer fica diminuída quando se tem o consumo de álcool em qualquer quantidade”, afirma Gomes. “Não existe uma margem segura de consumo de álcool quando o assunto é performance e ganho esportivo”, elucidou o profissional.
Ter o álcool como parte da sua rotina também pode acabar prejudicando o processo de perda de peso, segundo o especialista. “(quando um indivíduo consome álcool) você não para completamente o processo de ganho de massa muscular, muito menos o de gordura. O que ocorre é uma redução potencial desses dois fenômenos”, declarou.